O Instituto Santos Dumont (ISD) e a Liga Contra o Câncer firmaram oficialmente neste ano um acordo de cooperação científica e tecnológica que deverá resultar em estudos clínicos conjuntos sobre a dor – um sintoma que pode estar associado a um tumor primário do sistema nervoso, metástases, ou à terapia anticancerosa.
“Os cânceres do sistema nervoso costumam ter sequelas severas que acabam se tornando uma ameaça à vida”, observa a Liga, que entra na parceria por meio do seu Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação.
O Instituto Santos Dumont, por sua vez, é representado pelo professor, coordenador de pesquisas e gerente do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), Edgard Morya.
O acordo de cooperação entre as instituições tem como objetivo o intercâmbio científico e tecnológico para execução de atividades de pesquisa e desenvolvimento, capacitação de recursos humanos, absorção e transferência de tecnologia, envolvendo projetos e demais atuações em suas unidades.
“Esta parceria irá contribuir com observações clínicas, desenvolvimentos tecnológicos e farmacêuticos no campo da Neuro-oncologia, focando na dor e, assim, direcionar o tratamento ou melhorar a qualidade de vida de pacientes com câncer no sistema nervoso”, observa a Liga, em nota sobre a parceria.
O Instituto Santos Dumont é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação e engloba o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi e o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), em Macaíba (RN).
Texto: Renata Moura / Jornalista / Ascom – ISD
Foto: Kamila Tuenia / Estagiária de Jornalismo / Ascom – ISD
Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880
Instituto Santos Dumont (ISD)
É uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.