O pesquisador Edgard Morya, gerente do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), unidade do Instituto Santos Dumont (ISD) em Macaíba, é um dos convidados do 1º Seminário Rio + Paradesporto 2023. O seminário acontece nos dias 14 e 15 de abril no Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), no Rio de Janeiro.
O evento foi promovido pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE), em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro e instituições de ensino superior que atuam no paradesporto brasileiro.
O pesquisador Edgard Morya é um dos convidados da mesa “Neurociência aplicada no paradesporto”. Atualmente, o ISD conta com uma linha de cuidado específica em paradesporto, inserida em seu Centro Especializado em Reabilitação (CER ISD).
As atividades executadas na linha de cuidado estão diretamente relacionadas a pesquisas desenvolvidas no Mestrado em Neuroengenharia da instituição. Recentemente, o ISD e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) oficializaram uma parceria para instalação de um Centro Paralímpico no CER ISD, que vai permitir treinar paratletas da base ao alto rendimento, com o objetivo de integrar reabilitação e inclusão social a partir do esporte.
Texto: Mariana Ceci / Ascom – ISD
Foto: Naomi Lamarck / Ascom – ISD
Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880
Instituto Santos Dumont (ISD)
É uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.