Assembleias de alunos fazem parte da rotina nos CECs
Nas últimas semanas foram realizadas assembleias com alunos nas três unidades dos Centros de Educação Científica (CECs). Em Serrinha (BA), as reuniões ocorreram em 21 e 22 de março; em Macaíba (RN) as assembleias foram nos dias 05 e 06 de abril e em Natal (RN) as reuniões foram no período de 03 a 11 de abril. No início de cada ano letivo, os alunos dos CECs realizam uma assembleia para debater, encontrar soluções e se comprometerem a atuar em questões relacionadas ao bom funcionamento dos Centros.
Com todo o corpo escolar reunido, as assembleias foram iniciadas com as apresentações dos funcionários e, em seguida, os coordenadores de cada unidade apresentaram a pauta do encontro. Nas reuniões, os alunos ficaram sabendo sobre a estrutura de funcionamento do Instituto Santos Dumont (ISD) e suas vertentes de atuação nas áreas de ensino, pesquisa e extensão por meio das demais unidades localizadas em Macaíba (RN).
Durante as assembleias se fala sobre sua importância e há espaço para troca democrática de ideias onde são retomadas e fundamentadas as normas dos Centros de Educação Científica, destacando o seu papel na organização da rotina escolar para a boa convivência de todos.
Os coordenadores dos CECs consideram esse um momento muito importante das reuniões, quando os alunos mais antigos participam explicando, por exemplo, como deve ser a frequência, o uso adequado do fardamento e o não uso do celular e aparelhos eletrônicos no espaço escolar. Nesse momentos, foram informadas algumas mudanças específicas de cada unidade e também foi destacada a importância da boa frequência e da permanência dos alunos até a conclusão de todas as oficinas, reafirmando o compromisso deles a partir do momento da matrícula.
Os alunos levantaram algumas questões e sugeriram mudanças na escola relacionadas a posturas inadequadas de colegas nos ônibus, os jogos, o lanche e também sobre o funcionamento da rádio na hora do intervalo com notícias das cidades em que eles moram. A partir disso foram feitos acordos que reafirmam a importância das posturas adequadas no uso do espaço coletivo da escola, bem como no transporte escolar.
Para finalizar as reuniões, foram exibidos vídeos curtos com mensagens de ex-alunos em que disseram o que fazem atualmente e comentaram sobre o período em que estudaram no CECs. Eles também incentivaram os alunos atuais a seguirem as oficinas até sua conclusão e comentaram sobre a importância do período em que eram alunos nos CECs.
[column width=”1/2″ title=”” title_type=”single” divider=”false” implicit=”true”]
[/column]
[column width=”1/2″ last=”true” title=”” title_type=”single” divider=”false” implicit=”true”]
[/column]