[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” divider=”false” implicit=”true”]
Na SNCT 2015, os Centros de Educação Científica receberam alunos e professores das Escolas Públicas Parceiras, o evento é uma das estratégias de divulgação do saber científico, os alunos assumem papel de monitores e apresentam o conhecimento produzido e sistematizado por eles nas oficinas.
Na Unidade de Natal, 565 alunos e professores das Escolas parceiras compareceram no evento nos dois dias de visitas, todos puderam participar das atividades desenvolvidas nas oficinas, com experimentos, apresentações e explicações dos alunos.
Já em Macaíba, professores, coordenadores e diretores das Escolas Públicas do Ensino Fundamental I e II dos municípios de Macaíba, Bom Jesus, Parnamirim e São José do Mipibu, participaram do evento. Ao longo dos dois dias, tiveram uma média de 900 visitantes que puderam conhecer experimentos e participar das atividades interativas nas 04 oficinas. Também participaram da SNCT, os alunos do Projeto Cientistas do Futuro – INCEMAQ apresentando as atividades que desenvolvem no Centro de Pesquisa.
No Centro de Educação Científica de Serrinha – BA, 956 alunos e 63 professores de 18 Escolas Públicas Parceiras, visitaram a SNCT durante os dois dias e puderam conhecer experimentos e atividades interativas desenvolvidas pelos alunos.
A Diretora Maelia Pinheiro do Nascimento, da Escola Municipal Auta de Sousa, município de Macaíba, participou do evento e deu o seguinte depoimento:
“Estou amando tudo. Gostei demais dos trabalhos apresentados nas oficinas. Eu vi muita coisa legal e interessante aqui. Gostei da oficina de Ciência e Arte com a foto-animação e de como eles fizeram para montar esse trabalho, utilizando tantas fotos. Gostei da parte histórica que vi na Oficina de Ciência e História, que trazia as mulheres, seus direitos, principalmente a poetisa Auta de Souza que é Macaíbense. Muito bom! Todos estão de parabéns. Vejo que esse trabalho é importante demais, esse dia a dia deles, aqui e lá na nossa escola tem ajudado bastante na aprendizagem deles, mas aqui tem um lado importante, eles vêem com mais tempo os conteúdos e as atividades concretizam mais facilmente. Vocês têm mais oportunidade e tempo de trabalhar o concreto e isso é ganho para eles e pra gente também, porque quando voltam para a nossa escola eles melhoram o desempenho”.
Veja os conteúdos apresentados em cada uma das unidades dos Centros de Educação Científica e as fotos do evento:
SNCT CEC EAJM Unidade Natal/RN
CONTEÚDOS APRESENTADOS PELAS OFICINAS
Ciência e Biologia
- Fungos e Bactérias:
Os visitantes puderam de visualizar em placas de vidro bactérias e fungos, identificando-os em seu dia a dia. Os alunos ressaltaram a importância dos microrganismos no nosso corpo alertando para o cuidado dos sabonetes que eliminam 99% das bactérias do corpo.
- Ditadura da Beleza
A partir de um vídeo os alunos discutiram a imposição da mídia sobre os padrões de beleza valorizando nossa diversidade brasileira.
- Protozoários
Os visitantes aprenderam como lavar frutas e verduras adequadamente para evitar a presença de protozoários que podem causar algumas doenças comuns na infância como ameba e giardia.
- Solos (alagamentos)
Os visitantes observaram os solos em lupas estereoscópicas analisando suas características e relacionando-os com alagamentos e possíveis soluções para esse problema.
- Fotossíntese
A partir de um experimento os alunos mostraram a importância da luz para a nossa vida.
- Horta
Os visitantes puderam ver como fazer uma horta em casa utilizando material reciclado e conhecendo os cuidados para ter uma vida mais saudável se livrando de agrotóxicos.
Ciência e Comunicação
- Exposição fotográfica:
Diversos olhares para a americanização em Natal. O trabalho abordou o tema da imagem e representação a partir dos elementos históricos que constituem o imaginário coletivo, nesse caso sobre o período da Segunda Guerra Mundial em Natal. Também foi apresentado alguns fundamentos da fotografia, sobretudo o controle de luz que envolve os mecanismos da câmera fotográfica, representados pela “abertura, velocidade e ISO”.
- Vídeo reportagem sobre a presença americana em Natal nos anos 40:
O trabalho relaciona a história e a memória de pessoas que viveram a década de 1940 em Natal, assim como os desdobramentos desse fato nos dias de hoje. Além disso, apresentou-se as características de uma videorreportagem e sua concepção desde a produção do roteiro, filmagem e edição.
- “Memes” e produções textuais sobre a atualidade do imperialismo norte-americano:
Abordamos a discussão sobre a política imperialista dos Estados Unidos e suas consequências na formação da identidade brasileira. Apresentamos como essa política atua sobretudo por meio de uma dominação cultural que tem na mídia sua principal ferramenta. Foram expostos “memes” e textos, produzidos pelos alunos que fazem uma crítica a essa questão.
Oficina de Ciência e Física
Foram apresentados diversos experimentos envolvendo os seguintes conteúdos:
- Moléculas da Água e Estados Físicos da Água
- Mudanças de Estados Físicos da Água
- Ciclo da Água
- Transformações de Energia
- Câmara Escura/Olho Humano
- Problemas de Visão – Lentes E Correções
- Luz e Cores (Arco-Íris)
- Óculos 3D
Oficina de Ciência e História
- Origens (Universo, terra, vida e seres humanos): foi apresentado o papel da ciência na construção do conhecimento e o valor das hipóteses.
- Colcha de Retalhos: trabalho mostrando o reconhecimento da própria identidade e como a história de cada um está interligada com a de todos.
- Rede Social: trabalho que buscou compreender o impacto das redes sociais na atualidade; ferramenta de informação e interação; a relação de dependências e exposição excessiva.
Pesquisa: foi feito um levantamento de como os visitantes estão utilizando as redes sociais.
- Qual o Lado da Mídia/Política e Mídia/Sociedade Capitalista Industrial: O objetivo é entender e identificar as relações de poder existentes, a lógica e o funcionamento da nossa sociedade capitalista e o papel da grande mídia em meio a isso.
- Bairros: Conhecer as histórias dos bairros e questionar as principais carências e qualidades desse lugar.
- Transformação da Paisagem: Entender e analisar criticamente as mudanças que ocorrem nos espaços ao longo do tempo, tratando a ação transformadora do home
Oficina de Ciência e Química
- Termodinâmica
Apresentamos conteúdos de termodinâmica através de experimentos com bexigas e demonstração de uma máquina térmica, mostrando a transformação da energia térmica em energia mecânica.
- Eletroquímica
Apresentamos o conteúdo de eletroquímica através de uma pilha caseira feita com uma solução salina, mostrando aos visitantes as respectivas correntes que passam pela mesma utilizando o multímetro, trazendo a tecnologia aliada a química. Além disso, utilizamos a voltagem gerada pela pilha no funcionamento de uma calculadora e um LED.
- Cinética
Apresentamos o conteúdo de cinética química através de um experimento que mostra os fatores que influenciam as velocidades de uma reação. O experimento foi realizado com a dissolução de dois comprimidos efervescentes em água de diferentes temperaturas. Assim foi analisado o tempo de reação de cada um a partir da explosão das bombinhas efervescentes.
- Reações Químicas
Apresentamos o conteúdo mostrando as reações químicas que acontecem nos dentes. O experimento foi apresentado utilizando dois ovos, vinagre e solução de flúor. Mostramos as reações químicas que acontecem nos nossos dentes, representado pelo ovo. A casca do ovo e o ácido do vinagre irão reagir mostrando a corrosão. Já na reação com o flúor, mostramos a proteção que a substância faz na casca do ovo, destacando a importância com a higiene bucal e a forma correta para escovação diária.
- Ácidos, Bases e pH
Apresentamos o conteúdo de ácidos, bases e pH trazendo algumas substâncias presentes no nosso dia a dia para que os visitantes as identificassem pelas cores. A mudança na cor das substâncias disponíveis foi mostrada pelos alunos falando o porquê das diferenças entre elas e as semelhanças nas cores de algumas. Usamos o repolho roxo como indicador ácido-base e foi realizada a medição do pH dessas substâncias através de um papel indicador.
Oficina de Ciência e Robótica
- Maquete virtual (programação na linguagem logo);
- Carros com engrenagens e roldanas (uso das engrenagens e polias na mudança da velocidade ou força de motor);
- Soldagem e Circuitos (Como se remove ou insere um componente numa placa de fenolite);
- Programação superlogo e kit pop1 (linguagem binária sendo convertida em comandos elétricos no controle dos motores servos, por meio da interface Robótica pop1);
- Domótica (Robótica aplicada a ambientes domésticos);
Oficina de Ciência e Tecnologia
- Movimento:
- Carro corre quanto pesa;
- Direitos do Pedestre;
- Plano Cartesiano (Batalha Naval e Teorema de Pitágoras).
- Eletricidade:
- Cidade Elétrica (Distribuição de Energia e Fontes de Energia)
- Quadro Elétrico (Tipos de Circuitos, Voltagem, Amperagem e Resistência Elétrica).
- Tecnologias Sociais
Biblioteca
- Gibis Turma da Mônica Jovem
- Jogos de raciocínio: Torre de Hanói, Jogos da Velha 3D e 4D, Dama, Tangram, Triângulo matemático, Croma 4 e o Desafio da Argola.
- Acervo fotográfico: Acervo formado por fotos dos: trabalhos desenvolvidos nas oficinas, espaços de convivência da escola, Mostra de Trabalhos e Formação Continuada de professores.
- Hemeroteca: Acervo de notícias que são publicados sobre a nossa escola, Miguel Nicolelis e os projetos que fazem parte do ISD;
SNCT CEC EAJM Unidade Macaíba/RN
CONTEÚDOS APRESENTADOS PELAS OFICINAS
Oficina de Ciência e Ambiente:
- Fotossíntese
- Horta Escolar (Área Externa)
- Projeto de Irrigação
- Alimentos Orgânicos e Inorgânicos
- Alimentos Transgênicos
- Microscopia
Oficina de Ciência e História:
- Direitos da Criança e do Adolescente
- Direitos da Mulher
- Direitos dos Homossexuais
- Direito a Terra
- História da Ciência
- Tecnologia da Comunicação
- Tecnologia de Ocupação
Oficina de Ciência e Arte:
- Origem das Cores
- Difração da Luz
- Filtro de Luz e Estereoscopia
- Literatura de Cordel
- Métrica e Rima
- Gravura
- Fotografia
- Mídia e Sensacionalismo
- Animação
Oficina de Ciência e Tecnologia:
- Sistemas Computacionais
- História dos Computadores
- Código Binário
- Fibra Óptica
- Comunicação pela Internet
- Desmontagem e montagem dos computadores
- Força e Pressão
- Prensa Hidráulica
- Teorema de Pascal
- Engenhocas Hidraulicas
Projeto INCEMAQ:
- Divisão Cerebral
- Áreas Cerebrais
- Sistema Nervoso
- Microeletrodos
CONTEÚDOS APRESENTADOS PELAS OFICINAS
OFICINA DE CIÊNCIA E ROBÓTICA:
– Componentes eletrônicos: Circuito da luz do poste;
– Servomotores e ângulos;
– Programação: Display de sete segmentos;
– Sensores: Carro seguidor de linha (sensor ultrassônico e de luz);
– Hidráulica e Pressão: Manipulador hidráulico;
– Robótica para deficientes: Braço robótico.
OFICINA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
– Choque elétrico, teste de condutividade e cuidados com a eletricidade – Gerador de Vander Graff;
– Circuitos elétricos em série, paralelo e misto;
– Instalações elétricas e distribuição de energia: bateria com limões; Placas solares com LEDs; Gerador eólico; Hidrelétricas.
– Relação entre eletricidade e Magnetismo: Motores elétricos; Eletroímãs e campanhia elétrica;
– Ilusões de óptica e persistência retiniana – Zootrópio
OFICINA DE CIÊNCIA E ARTE
– Geometria no desenho: Relógio do Sol; Símbolos Adinkras
– Música e Ambiente: Ondas sonoras e Programa Garagem Band; Decibéis e Decibelímetro; Instrumento Percussivo – Xequerê; Monocórdio e notas musicais; Cultura Hip-HOP; Medidas dos instrumentos Percussivos (tibau, tantam, pandeiro e bongô)
– Cobertura fotográfica do evento;
– Entrevistas com alunos e Professores visitantes na Rádio Escola
OFICINA DE CIÊNCIA E AMBIENTE
– IMC (Índice de Massa Corporal) – Bulimia, anorexia – Calculo das medidas dos participantes (atividade interativa);
– Pirâmide alimentar: exposição dos alimentos básicos que compõem a pirâmide; – Tabela nutricional; sal, gordura, açúcar;
– Sistema Circulatório: Observação do sangue, função e composição do sangue, medindo pressão, Sistema ABO, Fator RH. (Atividade interativa);
– Sistema Respiratório: medindo a capacidade pulmonar, modelo do pulmão, tempo sem respirar; – Sistema digestório: Escovação dos dentes, percurso do alimento, experimento do ovo com “dor de dente”;
– Aparelhos reprodutores masculino e feminino: Métodos contraceptivos
ESPAÇOS COLETIVOS:
- LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA: Ilusões de Óptica com alunos da Oficina de Ciência e Tecnologia;
Uso da Rádio escola pelos alunos de Ciência e Arte;
- SALA DE MULTIMEIOS: Medição de pressão Arterial – Oficina de Ciência e Ambiente
- BIBLIOTECA: Exposição de livros, vídeos e murais interativos.
- REFEITÓRIO: Jogos
[/column]