Pesquisadores do Instituto Santos Dumont, Organização Social vinculada ao MEC situada em Macaíba, participaram do livro “Advances in Technology-Assisted Neurorehabilitation”, publicado pela editora Academic Press. A obra é resultado da colaboração de grupos de pesquisa do Brasil, Equador, Espanha, Alemanha e Japão e tem como temática principal as tecnologias assistivas na reabilitação aliadas a conceitos da neurociência.
Os professores pesquisadores do ISD Denis Delisle Rodriguez, Caroline Cunha do Espírito Santo e André Dantas participaram, junto a Thayse Albuquerque e André Oliveira, egressos do programa de Pós-graduação de Neuroengenharia da instituição, como autores de um dos capítulos do livro.
A porção da obra assinada pelos cientistas de Macaíba apresenta soluções tecnológicas avançadas para a reabilitação motora de membros superiores, tendo como temática central as interfaces cérebro-computador, tecnologias capazes de conectar a mente humana a dispositivos e sistemas.
Os pesquisadores explicam que, através de dispositivos de estimulação elétrica e jogos em realidade virtual, é possível potencializar a recuperação de funções das mãos, que em muitos casos são comprometidas em virtude de disfunções neurológicas.
“Estas alternativas tecnológicas adicionam novos conhecimentos à área da Neuroengenharia, possibilitando a criação de novas propostas terapêuticas para casos complexos com danos neurológicos graves através das interfaces cérebro-computador, que vêm sendo alvo de estudos mundialmente”, explica um dos autores, o professor Denis Delisle Rodriguez.
Uma das soluções especificamente apresentadas e descritas no capítulo é um sistema de reabilitação de membros superiores, desenvolvido no ISD, que utiliza realidade virtual e estimulação elétrica. O objetivo do invento é restaurar funções como, por exemplo, a de “agarrar” objetos com as mãos. O sistema é direcionado a dois públicos: pessoas com hemiparesia (fraqueza parcial dos músculos) decorrente de Acidente Vascular Cerebral e pessoas com tetraplegia devido a Lesão Medular Espinal.
“Atualmente, o sistema vem sendo aplicado em indivíduos com tetraplegia, com resultados promissores que podem melhorar a qualidade de vida. Para o ISD, que atua com uma linha de cuidado voltada para lesão medular, a contribuição é grandiosa, uma vez que essas pessoas precisam adquirir habilidades para locomoção e para outras atividades diárias”, considera a professora Caroline Cunha do Espírito Santo.
Além dos cientistas do ISD, contribuíram com o capítulo profissionais da Universidade Federal do Espírito Santo, da Universidad Politécnica Salesiana (Equador), da Kumamoto University (Japão), da Universidad Carlos III de Madrid (Espanha) e da Charité – Universitätsmedizin Berlin (Alemanha). O livro completo pode ser acessado ou adquirido através do site da Elsevier or in Amazon.
ABOUT ISD
The Santos Dumont Institute (ISD) is a Social Organization linked to the Ministry of Education (MEC) and includes the Edmond and Lily Safra International Neuroscience Institute and the Anita Garibaldi Center for Health Education and Research, both in Macaíba. ISD's mission is to promote education for life, forming citizens through integrated teaching, research and extension actions, in addition to contributing to a fairer and more humane transformation of Brazilian social reality.