Visando contribuir para a pesquisa e o cuidado em saúde a partir da interdisciplinaridade e da inovação tecnológica, cientistas do Instituto Santos Dumont (ISD), Organização Social vinculada ao Ministério da Educação, desenvolveram um sistema que, atrelado a uma palmilha, é capaz de analisar dados da caminhada e tem o potencial de facilitar e baratear o processo de reabilitação motora.
A pesquisa é assinada por Christian Lang Rathke, fisioterapeuta e mestrando em Neuroengenharia pelo ISD, junto a Victor Costa de Andrade Pimentel, Pablo Javier Alsina, e os professores do Programa de Pós-graduação em Neuroengenharia do ISD, Caroline Cunha do Espírito Santo e André Felipe Oliveira de Azevedo Dantas.
Desenvolvido em Macaíba no Rio Grande do Norte, onde está localizado o ISD, o estudo teve como objetivo desenvolver e reproduzir um sistema simples, de baixo custo e eficiente para a análise da marcha. Os resultados obtidos com a tecnologia foram comparados ao Zeno, sistema avançado utilizado no ISD em pesquisas que coletam e qualificam dados da caminhada durante protocolos de reabilitação motora.
Para isso, foi criada uma palmilha incorporada ao sistema, utilizando sensores flexíveis, para que a tecnologia pudesse captar dados como a “força vertical de reação ao solo”, uma resposta às ações musculares e ao peso corporal transmitido por meio dos pés, durante a marcha. A intenção é que a tecnologia seja utilizada para estudar o controle motor em pacientes com a Doença de Parkinson.
Além disso, os pesquisadores habilitaram a conexão do sistema em rede, com vários outros dispositivos, através de uma infraestrutura criada no ISD. “Nosso objetivo é que essa infraestrutura, chamada ‘Neurodevices’, possa ser em breve utilizada em outros laboratórios, já que tem como objetivo integrar sistemas que têm diversas funcionalidades e gerar avaliações de alta performance no contexto terapêutico”, explica Christian.
“O diferencial do dispositivo que desenvolvemos envolve a versatilidade e facilidade para a coleta em ambientes abertos, o baixo custo de confecção e a capacidade conexão em rede com multidispositivos, como eletroestimuladores e sensores inerciais, que podem ser utilizados simultaneamente e de forma integrada em protocolos de reabilitação, avaliação ou interfaces humano-máquina”, complementa o mestrando em Neuroengenharia.
O artigo obtido a partir deste trabalho é intitulado “IoT-Based Wireless System for Gait Kinetics Monitoring in Multi-Device Therapeutic Interventions” (“Sistema sem fio Baseado na Internet das Coisas para Monitorar a Cinética da Marcha em Intervenções Terapêuticas que Utilizam Múltiplos Dispositivos”, em tradução livre) e foi publicado no “SENSORS”, periódico renomado na área de Engenharia e Internet das Coisas.
De acordo com os autores, os resultados são significativos e são reforçados por estudos sobre sistemas semelhantes. A infraestrutura de comunicação desenvolvida é promissora e oferece novas possibilidades para tratamentos e avaliações com múltiplos dispositivos no futuro. Além disso, o sistema de análise de marcha desenvolvido tem o potencial de se tornar uma ferramenta eficiente e de baixo custo no tratamento e monitoramento de distúrbios relacionados à instabilidade da marcha.
“No futuro próximo, nosso objetivo é deixar o sistema cada vez menor, mais barato e com maior capacidade de tempo de vida útil da bateria, tornando-o mais propício a ser implementado no sistema público de saúde. Além disso, pretendemos utilizar materiais renováveis, como o PET por exemplo, para a confecção de novas palmilhas”, considera Christian.
ABOUT ISD
The Santos Dumont Institute is a Social Organization linked to the Ministry of Education (MEC) and includes the Edmond and Lily Safra International Neuroscience Institute and the Anita Garibaldi Health Education and Research Center, both in Macaíba. ISD's mission is to promote education for life, forming citizens through integrated teaching, research and extension actions, in addition to contributing to a fairer and more humane transformation of Brazilian social reality.