A preocupação com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) vai além dos limites da estrutura física do Instituto Santos Dumont (ISD). Com o objetivo de desenvolver ações de educação permanente voltadas aos profissionais de saúde, o Instituto firmou convênios com prefeituras de municípios que integram a 7ª Região de Saúde do Rio Grande do Norte, abarcando Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Extremoz.
Em 2021, profissionais do ISD apresentaram e discutiram conteúdos e trocas de experiências com trabalhadores da saúde e de profissões diversas vinculados à unidades do Programa Estratégia de Saúde da Família, Secretarias Municipais e órgãos estaduais.
O cronograma de atividades inclui debates e estudos de casos clínicos relacionados ao Eixo Saúde da Pessoa com Deficiência, com tópicos como Capacitismo, Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência; ao Eixo Saúde da Mulher, onde discutem-se questões como gravidez na adolescência, planejamento familiar e a caderneta de saúde da criança; além das atividades de Educação Permanente sobre a Rede de Violência Sexual para os profissionais de Macaíba.
Os cursos são ministrados por Preceptores Multiprofissionais ou Médicos que atuam no Anita, e contam com a participação também dos residentes do Programa de Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência.
O aperfeiçoamento é voltado para as enfermeiras pois elas estão em tempo integral nas Unidades de Saúde, conhecem os pacientes a fundo, assim como a comunidade em geral. O sucesso no bom acompanhamento e atendimento depende muito da visão dessas enfermeiras, que são a porta de entrada da rede para os serviços necessários.
Monise Pontes, preceptora multiprofissional enfermeira no ISD