A edição 2025 da Feira de Ciências e Mostras Científicas do Instituto Santos Dumont (ISD) acontece nos dias 22, 23 e 24 de outubro, no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), em Macaíba/RN. Esta edição conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT); do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), como parte do Programa Pop Ciência; do Ministério da Educação (MEC), como parte do Programa Escolas Escola em Tempo Integral; e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.
O evento integra a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que neste ano traz o tema: “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”.
Podem participar estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Rio Grande do Norte. As inscrições devem ser feitas pelas escolas, até o dia 13 de outubro, por meio do formulário eletrônico disponível no edital.
A Feira de Ciências é destinada a estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Técnico, que podem apresentar trabalhos em formato de estandes ou pôsteres. Os temas incluem ciência e tecnologias sociais, água, alimentos, clima, economia e sociedade digital, saúde, entre outros. Os trabalhos podem ser individuais ou em grupo, conforme as orientações do edital.
As apresentações serão avaliadas por um comitê científico. Ao final de cada dia, os melhores trabalhos receberão troféus e medalhas, em cerimônia especial. Os alunos e professores que apresentarem trabalhos na Feira de Ciências receberão certificado de participação.
Além da apresentação de projetos, a programação conta com Workshops de ciência, voltados a estudantes do Ensino Infantil, Fundamental e Médio. As atividades incluem experimentos, jogos e práticas lúdicas sobre neurociências, neuroengenharia, cultura oceânica e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.
Para participar de qualquer modalidade, a escola deve selecionar os(as) alunos(as) interessados(as) e preencher o formulário de inscrição disponível no edital. A inscrição deve ser realizada pela direção, coordenação pedagógica ou professores, com a anuência dos responsáveis nos casos de menores de 18 anos.
O objetivo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é popularizar a ciência no país, sobretudo entre estudantes de escolas públicas, promovendo um espaço de reflexão e diálogo que reúne a comunidade científica, professores, pesquisadores, estudantes e o público em geral.