03/06/2016
Texto e fotos: Ariane Mondo – Ascom ISD
Foto Hougelle Simplício: Edgard Morya
Entre os dias 12 e 14 de maio de 2016, Natal recebeu a XI Reunião Regional da FeSBE (Federação de Sociedades de Biologia Experimental). Edgard Morya, coordenador de pesquisas do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), ofereceu o curso “Processamento neural na integração sensório-motora”.
Edgard falou sobre as linhas de pesquisa atualmente desenvolvidas no IIN-ELS (neuromodulação e interface cérebro-máquina) e mostrou exemplos de novas abordagens em neuroreabilitação. No segundo dia de curso, foram mostrados alguns recursos da realidade virtual aplicados à melhoria da qualidade de vida de pacientes com lesão medular.
Camila Pinho, aluna do sexto período de Biomedicina UFPE e aluna de iniciação científica no laboratório de
neurofarmacologia experimental, viu no curso uma oportunidade para ampliar seus conhecimentos e aprender tanto aspectos relacionados à biologia molecular, quanto a outros modelos, que no caso do curso, ela destacou a eletroencefalografia. A futura biomédica não conhecia trabalhos de realidade virtual e se disse muito admirada, porque não sabia que existia uma tecnologia em que as pessoas pudessem ter a oportunidade de experimentar sensações como se fossem reais.
O neurocirurgião e pesquisador do IIN-ELS, Hougelle Simplício, encerrou o curso falando sobre o tema: “Neuropróteses e integração sensorial: Utilidade para o tratamento do Parkinson e novas perspectivas”. Hougelle destacou as pesquisas com estimulação medular para tratamento de sintomas motores dessa doença e das perspectivas futuras.
Saiba mais sobre o IIN-ELS: https://www.institutosantosdumont.org.br/instituto-internacional-neurociencias/