O Instituto Santos Dumont (ISD) publicou nesta quarta-feira, 28 de maio, um edital para preenchimento de três vagas de professor (a) pesquisador (a). As pessoas selecionadas vão atuar dentro do Programa de Pós-Graduação em Neuroengenharia da Instituição, o primeiro reconhecido no Brasil pelo Ministério da Educação (MEC). As vagas são voltadas para as áreas de programação e processamento de dados em neurociência e neuroengenharia. As inscrições ficam abertas até o dia 28 de julho. O edital com o cronograma e demais informações referentes ao processo seletivo pode ser acessado no site do ISD: www.isd.org.br > “Oportunidades” > “Carreira”.
O ISD é uma Organização Social privada sem fins lucrativos, vinculada ao MEC. A instituição está situada no município de Macaíba, no Rio Grande do Norte, e concentra sua atuação nas áreas de neurociências, neuroengenharia, saúde materno-infantil e saúde da pessoa com deficiência.
As vagas são presenciais, com carga horária de 40 horas semanais, distribuídas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O salário é compatível ao de professor adjunto mais benefícios, que incluem: plano de saúde; plano odontológico; vale refeição; vale alimentação; seguro de vida em grupo e transporte fretado para o trajeto diário entre Natal e Macaíba.
A partir de uma abordagem multidisciplinar, o ISD oferece um Programa de Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência e um Mestrado em Neuroengenharia, ambos programas pioneiros no Brasil. A missão da instituição é promover educação para a vida, utilizando a ciência como ferramenta para o desenvolvimento social.
As pessoas selecionadas para os cargos vão atuar no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), uma das duas unidades do ISD em Macaíba. Lá, contarão com um ambiente de trabalho dotado da infraestrutura e equipamentos necessários para desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa científica.
Dentre os requisitos básicos exigidos para a vaga, estão: doutorado em áreas relacionadas à Ciência da Computação; Engenharia da Computação; Engenharia Biomédica; Sistemas da Informação; Ciência de Dados; Matemática Computacional; Neurociências; Neuroengenharia; Epidemiologia ou Estatística. Além disso, espera-se dos candidatos experiência em processamento de dados biológicos, algoritmos de aprendizagem de máquina e deep learning e publicações científicas na área de neurociências. Outros requisitos obrigatórios e desejáveis estão dispostos no edital de seleção.