O Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont (ISD) irá promover, nos dias 6 e 7 de junho, a I Jornada da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência do Rio Grande do Norte. O evento, que faz parte da programação científica em alusão aos 10 anos da qualificação do ISD como Organização Social pelo Governo Federal, tem como objetivo aprofundar conhecimentos e propiciar um espaço para discussão entre estudantes e profissionais que atuam na reabilitação de pacientes, com a participação de familiares.
“O objetivo principal do evento é descobrir as demandas dos usuários e como está sendo atualmente o funcionamento da rede de cuidados, para que a gente possa fortalecê-la e integrar ainda mais o cuidado centrado na família que norteia os centros de reabilitação do estado”, explica Lorenna Santiago, Coordenadora da Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência do ISD.
Reforçando o papel do Centro Especializado em Reabilitação do ISD (CER) como ambiente de integração entre ensino, serviço e a comunidade, o evento reunirá agentes de diferentes centros de reabilitação em torno de temas de relevância científica e social, com atualizações de conhecimentos, habilidades, inovação e tecnologias em saúde. O momento contará com palestras, mesas redondas e relatos de pacientes e familiares.
Além disso, a partir desta quarta-feira (8), estão abertas as submissões de trabalhos científicos para apresentações em formato oral ou pôster. Serão aceitos trabalhos realizados por estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais que atuam diretamente com o cuidado de pessoas com deficiência.
Lorenna, que compõe a comissão científica da Jornada, esclarece que “os trabalhos científicos serão aceitos em formato de resumo. Poderão ser pesquisas originais ou trabalhos secundários de revisão, que tenham relação com a atuação do cuidado da pessoa com deficiência. Então, estudantes, universidades ou profissionais da saúde que tenham relatos de experiências interessantes poderão inscrever seus trabalhos”.
“Em um estado onde há mais de dez Centros Especializados em Reabilitação habilitados, com uma alta média de prevalência nacional de casos clínicos PcD, espera-se que a Jornada proporcione o compartilhar de competências interprofissionais e ações em saúde que fortaleçam a rede PcD estadual, sempre centrado na comunidade”, destaca a coordenadora das atividades de ensino em saúde do ISD, Samantha Maranhão.
As submissões dos trabalhos científicos deverão ser realizadas até o dia 16 de maio por meio do preenchimento de formulário online. A divulgação dos trabalhos aceitos para apresentação ocorrerá no dia 24, pelas redes sociais do ISD.
A conferência de abertura da I Jornada da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência do RN será no dia 06 de junho, a partir das 09h30, no auditório do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Liliy Safra (IIN-ELS), unidade do ISD localizada em Macaíba (RN).
Para mais informações sobre a submissão, seleção e apresentação dos trabalhos, acesse o link: https://bit.ly/TrabalhosJornadaRedecPcDRN.
Sobre o ISD
O Instituto Santos Dumont (ISD) é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.