O Instituto Santos Dumont (ISD) recebeu, na última semana, novas turmas dos Programas de Pós-Graduação da instituição. São 12 novos estudantes no Mestrado em Neuroengenharia, com formações em áreas da saúde, biológicas, engenharias e exatas, e 14 novos profissionais na Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência (RESPCD), que pela primeira vez inclui a Educação Física.
O Programa de Pós-graduação em Neuroengenharia (PPGN) oferece, desde 2013, o curso de mestrado para pessoas com diplomas em graduações nas áreas de exatas, engenharias, biológicas e saúde. Integrado à área de avaliação Interdisciplinar da CAPES, o PPGN tem como objetivo formar profissionais altamente qualificados para a produção de conhecimento e desenvolvimento de soluções tecnológicas com foco em soluções para desafios globais.
O engenheiro biomédico Andres Ocampo é um dos ingressantes no Mestrado em Neuroengenharia. Natural da Bolívia, Andres passou por um período de pesquisa cooperativa no ISD em 2025, através do programa de laboratórios interdisciplinares abertos da instituição, que abre as portas para cientistas de todo o mundo.
Agora, ele retorna como estudante do PPGN, integrando um projeto de pesquisa coordenado pela professora pesquisadora Carolina Gonzalez que visa investigar o funcionamento da memória no cérebro, utilizando técnicas de processamento de sinais neurais.
“Decidi retornar para o mestrado porque a experiência que tive durante o programa no ISD foi extremamente positiva e despertou ainda mais meu interesse pela área. O projeto que desenvolvi me motivou muito, especialmente pela oportunidade de trabalhar com equipamentos avançados e metodologias experimentais que são ideais para a linha de pesquisa que pretendo seguir”, considera Andres.
Já a RESPCD, ofertada pelo ISD desde 2018, contempla profissionais da Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional e, em 2026, inclui pela primeira vez a Educação Física, com a seleção de dois profissionais da área.
Gabriella Noronha é uma dessas profissionais, que buscou a RESPCD com o objetivo de integrar seu conhecimento teórico à realidade do cuidado em saúde e por compreender o exercício físico e as práticas corporais como ferramentas para a autonomia, saúde e qualidade de vida da pessoa com deficiência.
“Como profissional de educação física, vejo a residência como uma oportunidade de ampliar minha atuação dentro da equipe multiprofissional, entendendo melhor o papel do profissional de Educação Física na prevenção, tratamento e promoção da saúde”, afirma.
Pós-graduação no ISD
O ISD oferece, anualmente, vagas para duas turmas (uma por semestre) do Mestrado em Neuroengenharia e uma turma da Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência. Os alunos vinculados a ambos os programas são inseridos na atuação do Instituto nos âmbitos das pesquisas em neuroengenharia e neurociências e do cuidado à saúde materno-infantil e da pessoa com deficiência.
A modalidade de ensino de ambos os programas é presencial, com atividades desempenhadas no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS) e no Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita), unidades do ISD localizadas em Macaíba, no Rio Grande do Norte.
Mais informações sobre funcionamento e ingresso nos programas estão disponíveis no site www.institutosantosdumont.org.br.
Sobre o ISD
O Instituto Santos Dumont (ISD) é uma Organização Social do Poder Executivo Federal, supervisionada pelo Ministério da Educação, com interveniência do Ministério do Esporte. Engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.



