O Instituto Santos Dumont (ISD) foi idealizado pelo neurocientista Miguel Nicolelis e constituído e qualificado como Organização Social no ano de 2014. Suas unidades, entretanto, operam desde 2006 no Nordeste Brasileiro, devido à parceria do Instituto com a Associação Alberto Santos Dumont para Apoio à Pesquisa (AASDAP), gestora desses espaços em seus anos iniciais de atividade.
A primeira unidade do ISD a entrar em operação foi o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), que à época se chamava Instituto Internacional de Neurociências de Natal. Em 2007, o Instituto Internacional de Neurociências recebeu o nome “Edmond e Lily Safra” em função de uma doação da senhora Lily Safra, devido ao seu interesse na área de neurociências. O valor doado ao projeto não pode ser divulgado por questões contratuais. Desde 2014, o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra é mantido por meio de um contrato de gestão com o Ministério da Educação (MEC).
O IIN-ELS se apresenta como um centro avançado de pesquisa em neurociências no Brasil, com corpo de pesquisadores permanentes e associados, que trabalham nas linhas de pesquisa centrais desenvolvidas pelo IIN-ELS. Naquela época, os estudos eletrofisiológicos com matrizes de microeletrodos implantados no sistema nervoso eram raros no Brasil, ainda mais quando combinados com abordagens histológica e imunohistoquímica, comportamental e métodos de análise quantitativa.
Em feveiro de 2007 inaugurou-se o Centro de Educação Científica (CEC) Escola Alfredo J. Monteverde, em Natal (RN). No mesmo ano, foi inaugurado o CEC Escola Alfredo J. Monteverde de Macaíba (RN). Já em 2010, abriu as portas o CEC de Serrinha (BA). As unidades foram fundadas pela AASDAP e geridas de 2014 até 2018 pelo ISD, quando foram descontinuadas.
Em operação no Rio Grande do Norte desde 2008, o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita), também localizado em Macaíba, está inserido no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do qual oferta cenários de prática para atividades acadêmicas e estágios curriculares para cursos da área da saúde e áreas correlatas.
Em 2013, o IIN-ELS passou a oferecer o primeiro programa de Pós-Graduação em Neuroengenharia do Brasil, na área de Engenharia Biomédica, autorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Essa é uma área do conhecimento que integra técnicas de engenharia e neurociências para o estudo e compreensão do funcionamento do sistema nervoso, bem como para a elaboração de interfaces entre o cérebro humano e dispositivos artificiais.
Em 2014, o IIN-ELS sai do bairro da Candelária, em Natal, e passa a funcionar em Macaíba.
No dia 17 de outubro de 2016, o ISD ampliou sua área de atuação, expandindo a abrangência dos serviços do Anita por meio da Portaria Nº 1.430 do Ministério da Saúde, que o habilitou como Centro Especializado em Reabilitação Auditiva, Física e Intelectual (CER III).
No dia 6 de agosto de 2021, a Portaria Nº 1.842 oficializou a mudança de categoria do Centro Especializado em Reabilitação do Instituto Santos Dumont (CER ISD) de III para IV para atender pessoas com deficiência visual.
O primeiro CER IV da Grande Natal, e o segundo do Rio Grande do Norte, atende pacientes oriundos da 7ª Região de Saúde, que inclui os municípios de Macaíba, Natal, Parnamirim, Extremoz e São Gonçalo do Amarante. Essa região concentra 1.371.945 habitantes, o que corresponde a quase 39% da população potiguar.
Em 2018, o Anita celebrou seus 10 anos com uma série de ações envolvendo antigos funcionários, parceiros na educação e na comunidade, assim como apoiadores do poder público e fornecedores.
Em 2019, o IIN-ELS celebrou um ano em sua nova sede com a plantação do Baobá da Ciência, além do painel pintado exclusivamente e oferecido de presente pela artista Anna Benigna.
Entenda o que é o Instituto Santos Dumont (ISD) assistindo ao vídeo institucional. As ações do Instituto se dividem em três linhas de atuação: educação científica, educação em saúde e pesquisa em neurociências e neuroengenharia, modificando a realidade do Nordeste brasileiro.