O Instituto Santos Dumont (ISD) recebeu cerca de 170 membros do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) durante programação da XXI Reunião Nacional de Ramos Estudantis e XII Reunião Nacional de Young Professionals do IEEE Brasil, sediadas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), entre 30 de maio e 2 de junho. O encontro ocorreu na sexta-feira (31), no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), unidade do ISD em Macaíba/RN.
Aluno de Iniciação Científica do ISD desde 2021, Gabriel Borges desenvolve projetos junto ao IEEE como aluno de graduação em Ciência e Tecnologia da UFRN. Ele conta que a visita foi uma oportunidade única para que participantes de 27 universidades do Brasil aprendessem como a engenharia e a biologia podem caminhar em conjunto.
“Essa foi uma grande chance de mostrar que o Nordeste brasileiro também produz conhecimento de ponta e têm cérebros incríveis. O lema do IEEE é gerar tecnologia em benefício da humanidade e esse foi o grande aprendizado adquirido através da visita, vários estudantes saíram entusiasmados com a ideia de voltar para suas universidades, unir esforços e desenvolver tecnologias que unam a biologia, medicina e engenharia”, disse.
O público, formado por jovens profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação, foi recepcionado pelo gerente do IIN-ELS, Edgard Morya, que apresentou as pesquisas em neurociências e neuroengenharia realizadas pelo Instituto.
O anfitrião falou sobre a interdisciplinaridade das pesquisas e as múltiplas possibilidades de aplicação de conhecimentos da engenharia, destacando áreas de estudo menos óbvias para os estudantes. “Engenheiro, médico, cientista da computação, o que for, está todo mundo trabalhando com Ciência aqui dentro. Vocês podem fazer tudo para melhorar a Ciência desse país”, enfatizou.
Em seguida, os visitantes se dividiram em grupos, guiados pelos técnicos e mestrandos do ISD, para conhecer as instalações do IIN-ELS. A estrutura conta com Laboratório de Eletrofisiologia Humana e Interface Homem-Máquina; Laboratório de Microscopia; Laboratório de Neuroengenharia; e Laboratório de Neurorreabilitação. A equipe também apresentou o ginásio terapêutico e equipamentos como o Lokomat e Zero G.
Laboratórios Abertos
O Instituto Santos Dumont está apto a receber pesquisadores externos à instituição, que podem submeter solicitações para utilizar a infraestrutura disponível nas áreas de Neurociências, Neuroengenharia e Reabilitação.
O Instituto também conta com equipe de técnicos qualificados, disponíveis para auxiliar na condução de experimentos. Assim, o ISD pretende estimular o compartilhamento de infraestrutura e contribuir para o fortalecimento da Ciência no Brasil.
Sobre o IEEE
Criado em 1884, nos EUA, o IEEE é uma sociedade técnico-profissional internacional dedicada ao avanço da teoria e prática da engenharia nos campos da eletricidade, eletrônica e computação. A entidade congrega mais de 410 mil associados, entre engenheiros, cientistas, pesquisadores e outros profissionais, em cerca de 160 países.
Sobre o ISD
O Instituto Santos Dumont (ISD) é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.