O mestrando do Programa de Pós-graduação em Neuroengenharia (PPGN) do Instituto Santos Dumont (ISD), David Meneses, foi aprovado para a edição de 2026 da Escola Latino-Americana de Neurociência Computacional (LASCON), formação intensiva internacional intensiva em Neurociência Computacional promovida pelo Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (NeuroMat) da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo/SP.
Durante quatro semanas, quarenta estudantes selecionados globalmente participam de aulas teóricas e atividades práticas que abordam a modelagem computacional do cérebro, abrangendo conteúdos que vão desde o estudo de neurônios individuais até redes neurais de grande porte.
O programa iniciou na última segunda-feira (5) e segue até dia 30 de janeiro de 2026. As atividades curriculares incluem tutoriais práticos com ferramentas de simulação da atividade neural, aulas ministradas por pesquisadores de referência global no tema, exercícios computacionais e estudos dirigidos, além do desenvolvimento de um projeto de pesquisa em grupo, desde a definição do tema até a apresentação final dos resultados.
“Espero aprofundar minha formação, fortalecendo a integração entre teoria, simulação e análise. Também busco desenvolver habilidades práticas, ampliar minha visão interdisciplinar e estabelecer conexões acadêmicas com pesquisadores e estudantes da América Latina e de outros países, contribuindo diretamente para minha formação científica e projetos futuros na área”, afirma David.
Contexto interdisciplinar
No ISD, David é orientado pela professora pesquisadora Andressa Radiske, conduzindo pesquisas sobre como o medo afeta os processos de tomada de decisão. Seu projeto de mestrado visa, de forma geral, compreender a formação e modificação de memórias mal-adaptativas e seus impactos sobre as decisões em contextos de risco e ameaça.
O Programa de Pós-graduação em Neuroengenharia do ISD visa fortalecer linhas de pesquisa interdisciplinares em neurociências e neuroengenharia, ofertando vagas para áreas da saúde, exatas, biológicas e engenharias. Os estudos desenvolvidos no ISD variam da pesquisa básica à clínica e translacional, contribuindo com bases científicas e levando inovações da bancada do laboratório para aplicações em contextos reais de reabilitação.
O Mestrado em Neuroengenharia do ISD está com processo seletivo aberto para a turma do primeiro semestre de 2026. As inscrições são gratuitas e prosseguem até o dia 23 de janeiro. O edital com o cronograma detalhado está disponível no site do ISD, nas abas “Ensino” > “Pós-Graduação em Neuroengenharia”.
Sobre o ISD
O Instituto Santos Dumont (ISD) é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.



