O Instituto Santos Dumont (ISD), Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC), recebeu, na última sexta-feira (31), representantes da Hear the World Foundation, instituição internacional voltada à ampliação do acesso a serviços audiológicos em países de baixa e média renda. A visita teve como objetivo conhecer as ações desenvolvidas pelo ISD na área de saúde auditiva infantil e fortalecer parcerias estratégicas voltadas à reabilitação auditiva e à formação profissional no Rio Grande do Norte.
Durante o encontro, o grupo conheceu as instalações do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita) e do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS). As conversas abordaram temas como avaliação e reabilitação auditiva infantil, formação de profissionais no SUS e estratégias de inovação tecnológica para ampliar o acesso aos serviços audiológicos no estado. Também foram apresentadas as práticas de ensino em saúde desenvolvidas pelo ISD, bem como as pesquisas desenvolvidas nas áreas de neurociências e neuroengenharia.
Participaram da visita as representantes da fundação Elodie de Warlincourt (Managing Director) e Jacqueline Brittany Drexler (Audiologist), acompanhadas das pesquisadoras Sheila Balen, Joseli Brazorotto e Aryelly Nunes, do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), instituição parceira da fundação no Brasil.
Pelo ISD, estiveram presentes Edgard Morya, gerente do IIN-ELS; Samantha Maranhão, coordenadora das atividades de ensino em saúde do ISD; e as preceptoras fonoaudiólogas Gizele Nascimento e Rogéria Dias.
Atuação da Hear the World Foundation no Brasil
A Hear the World Foundation tem como missão garantir que crianças em países de baixa e média renda tenham acesso a cuidados audiológicos de qualidade, atuando com base na convicção de que ouvir bem é essencial para o desenvolvimento pleno e a inclusão social. Em 2024/2025, a instituição apoia 14 projetos em 13 países, com investimento total de 10,2 milhões de francos suíços, beneficiando mais de 3 mil crianças e capacitando quase 5 mil profissionais de saúde auditiva em todo o mundo.
No Brasil, a fundação atua em parceria com o LAIS/UFRN e a Academia Brasileira de Audiologia (ABA), com foco no fortalecimento da rede de atenção auditiva infantil no Rio Grande do Norte. As ações incluem capacitação de profissionais, fortalecimento de centros de referência – entre eles o Instituto Santos Dumont, o Centro SUVAG e o CERAE, implantação de um laboratório de moldes auriculares, teleatendimento e doação de aparelhos auditivos e microfones remotos para crianças de famílias de baixa renda.
A atuação conjunta visa reduzir desigualdades regionais e promover modelos sustentáveis de cuidado, integrando tecnologia, capacitação e políticas públicas para assegurar diagnóstico e intervenção precoces.
Sobre o ISD
O Instituto Santos Dumont é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.



