Representantes do Instituto Santos Dumont (ISD) estiveram reunidos nesta segunda-feira (15) com diretores da Simas Industrial de Alimentos. O encontro ocorreu na sede da empresa, localizada no Distrito Industrial de Macaíba, e teve como objetivo discutir estratégias de empregabilidade de pessoas com deficiência.
A fabricante de balas e pirulitos possui mais de 600 colaboradores, sendo 34 pessoas com deficiência. Esses funcionários atuam tanto na linha de produção quanto em setores administrativos e de distribuição de produtos.
“A presença de PcDs na nossa fábrica é muito importante. Notamos um impacto positivo na qualidade de vida deles a partir do momento em que participam das nossas atividades de rotina e se integram aos demais funcionários”, afirmou Maria Eduarda Simas, diretora industrial da Simas.
No Brasil, a Lei nº 8.213/1991, conhecida como Lei de Cotas, garante reserva proporcional de vagas de trabalho para pessoas com deficiência. Conforme a norma, empresas com mais de 100 funcionários são obrigadas a preencher de 2% a 5% de seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência habilitadas.
O ISD acredita na empregabilidade como uma forma de ampliar a participação social de PcDs. Nesse sentido, o Instituto está desenvolvendo mecanismos para preparar os usuários de suas linhas de cuidado em reabilitação para o mercado de trabalho. Visitas a diversas empresas têm contribuído para definir as estratégias que serão adotadas, em consonância com as demandas locais.
“Precisamos nos livrar da amarra capacitista de enxergar as pessoas com deficiência como doentes ou incapazes. Não percebemos que essas pessoas são saudáveis, autônomas e podem atuar no mercado de trabalho, entendendo os diferentes tipos de deficiência e oferecendo condições para que elas se sintam confortáveis no ambiente de trabalho”, enfatizou Reginaldo Freitas Júnior, diretor-geral do ISD.
Participaram do encontro o diretor-geral do ISD, Reginaldo Freitas Júnior, a gerente do Anita, Lilian Lisboa, e a coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação (CER ISD), Camila Simão. A Simas esteve representada por Maria Eduarda Simas, diretora industrial, Mário Gadelha Simas Filho, gerente industrial, e Rita de Cássia Melo, gerente administrativa.
Sobre o ISD
O Instituto Santos Dumont (ISD) é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.
Sobre a Simas
A Simas Industrial de Alimentos, fundada em 1946 em Natal, é uma das maiores produtoras de doces do Brasil, especializada na fabricação de balas e pirulitos. A empresa exporta seus produtos para mais de 30 países.