ISD participa do IV Congresso Nacional de Educação

Publicado em 28 de novembro de 2017

No período de 15 a 18 de novembro duas educadoras dos Centros de Educação Científica (CECs) participaram do IV Congresso Nacional de Educação (CONEDU), que ocorreu em João Pessoa-PB, e cujo tema foi: A Educação brasileira – desafios na atualidade. O evento propiciou momentos de diálogos e reflexões entre educadores de diversas regiões do país.

No primeiro dia do Congresso as educadoras participaram de minicursos, palestras e fóruns. Nos dias seguintes expuseram seus trabalhos em grupos de apresentação oral e também estiveram em mesas redondas e plenárias.

“Conheci alguns educadores de outros estados que se preocupam, de fato, com a qualidade do ensino, principalmente nas escolas públicas”.
Luiza Marina
CEC Macaíba-RN

Luiza Marina, educadora do CEC Macaíba-RN, apresentou artigo com o título A formação docente continuada como ferramenta para uma educação reflexiva, no qual destaca um dos focos das formações oferecidas nos CECs ao longo do ano, quando há diálogo e construção dos saberes em conjunto: “Foi o momento do congresso que mais me marcou, pois tive a oportunidade de falar sobre minha realidade e toda a importância das formações que ocorrem nos CECs para o meu ser educadora”, explicou ela.

Celsulla Dantas entre os participantes do GT sobre ensino de ciências.

Já na opinião da educadora Celsulla Dantas, do CEC Natal-RN, as conferências, fóruns e rodas de conversas foram inspiradoras. Ela apresentou o artigo O tema água para o ensino de química: uma proposta diferenciada no Grupo de Trabalho (GT) sobre Ensino de Ciências: “O GT que integrei me fez refletir sobre a ciência e o sujeito, contextualização do ensino,  a educação crítica e problematizadora, a interdisciplinaridade e as tecnologias. Poder vivenciar e compartilhar aprendizados com educadores de todo o Brasil, fortalece a prática e traz para o nosso trabalho a certeza de que estamos no caminho certo e que fazemos parte da luta por uma educação democrática, crítica e de acesso a todos”, comentou ela. 

Com a participação do ISD em um evento de reconhecimento nacional é possível construir novas parcerias e referências de trabalhos em educação nos diversos níveis de ensino-aprendizagem, fundamentando, trocando experiências, construindo e lapidando os diversos caminhos para uma educação democrática.

Texto: CECs – Edição: Ariane Mondo – Ascom ISD

Fotos: Divulgação CECs

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia

Recomendados

Mais Notícias

ISD participa do IV Congresso Nacional de Educação

No período de 15 a 18 de novembro duas educadoras dos Centros de Educação Científica (CECs) participaram do IV Congresso Nacional de Educação (CONEDU), que ocorreu em João Pessoa-PB, e cujo tema foi: A Educação brasileira – desafios na atualidade. O evento propiciou momentos de diálogos e reflexões entre educadores de diversas regiões do país.

No primeiro dia do Congresso as educadoras participaram de minicursos, palestras e fóruns. Nos dias seguintes expuseram seus trabalhos em grupos de apresentação oral e também estiveram em mesas redondas e plenárias.

“Conheci alguns educadores de outros estados que se preocupam, de fato, com a qualidade do ensino, principalmente nas escolas públicas”.
Luiza Marina
CEC Macaíba-RN

Luiza Marina, educadora do CEC Macaíba-RN, apresentou artigo com o título A formação docente continuada como ferramenta para uma educação reflexiva, no qual destaca um dos focos das formações oferecidas nos CECs ao longo do ano, quando há diálogo e construção dos saberes em conjunto: “Foi o momento do congresso que mais me marcou, pois tive a oportunidade de falar sobre minha realidade e toda a importância das formações que ocorrem nos CECs para o meu ser educadora”, explicou ela.

Celsulla Dantas entre os participantes do GT sobre ensino de ciências.

Já na opinião da educadora Celsulla Dantas, do CEC Natal-RN, as conferências, fóruns e rodas de conversas foram inspiradoras. Ela apresentou o artigo O tema água para o ensino de química: uma proposta diferenciada no Grupo de Trabalho (GT) sobre Ensino de Ciências: “O GT que integrei me fez refletir sobre a ciência e o sujeito, contextualização do ensino,  a educação crítica e problematizadora, a interdisciplinaridade e as tecnologias. Poder vivenciar e compartilhar aprendizados com educadores de todo o Brasil, fortalece a prática e traz para o nosso trabalho a certeza de que estamos no caminho certo e que fazemos parte da luta por uma educação democrática, crítica e de acesso a todos”, comentou ela. 

Com a participação do ISD em um evento de reconhecimento nacional é possível construir novas parcerias e referências de trabalhos em educação nos diversos níveis de ensino-aprendizagem, fundamentando, trocando experiências, construindo e lapidando os diversos caminhos para uma educação democrática.

Texto: CECs – Edição: Ariane Mondo – Ascom ISD

Fotos: Divulgação CECs

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Organização Social que mantém vínculo com o Ministério da Educação (MEC) e cuja missão é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão e contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Compartilhe esta notícia