O Simpósio de Neuroengenharia foi lançado no ano 2015 pelo Instituto Santos Dumont (ISD) com o objetivo de complementar a formação de futuros pesquisadores e alunos, enquanto estímulo à geração de novos conhecimentos por meio de pesquisas independentes, e à articulação da pesquisa e do ensino como agente de transformação social integrado à comunidade.
O público-alvo do evento inclui estudantes e profissionais das áreas de ciências da saúde, biológicas, engenharias e tecnológicas.
Realizado há seis anos pelo ISD – com edições nos anos 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019 – o Simpósio recebeu, no acumulado desse período, mais de 600 participantes de diversos estados brasileiros e debates de temas relacionados à inovação, desenvolvimento científico e tecnológico, inovação em saúde e neurociências.
A programação inclui mesas redondas e palestras de convidados, além da apresentação de pôsteres de trabalhos submetidos ao evento por alunos e pesquisadores. Mais de 140 pôsteres já foram apresentados no Simpósio. Entre os temas dos trabalhos de alunos e pesquisadores no evento estão Interface Cérebro-Máquina, Neuromodulação, Processamento de Sinais e Imagens Biomédicas, Biomecânica e Reabilitação.
Na aba ‘Anais do simpósio’ você encontra uma coleção de trabalhos científicos apresentados nas edições anteriores do Simpósio de Neuroengenharia, bem como as normas para submissão de trabalhos no evento.