Do pré-natal ao puerpério, o processo de assistência à gestante é marcado pela necessidade de acompanhamento multiprofissional constante. Para contribuir com a atuação de profissionais da atenção básica de saúde de Macaíba neste acolhimento, o Instituto Santos Dumont (ISD) promoveu, na quinta-feira (11/08), uma ação de educação permanente para enfermeiras das 24 Estratégias de Saúde da Família (ESF) do município, trabalhando o tema da qualidade da assistência pré-natal.
Durante a ação, preceptoras do ISD, onde uma das linhas de cuidado envolve atenção à saúde materno-infantil, e enfermeiras das unidades básicas de saúde de Macaíba compartilharam experiências a respeito do cuidado de gestantes, levando em consideração os indicadores de qualidade da assistência de cada local.
Segundo a preceptora enfermeira Monise Pontes, a troca de experiências permite que as profissionais unam esforços para promover as estratégias necessárias para garantir a melhor assistência possível às gestantes. “O que buscamos é unir forças e estreitar vínculos, dando suporte e promovendo estratégias necessárias para que a paciente fique bem assistida. De forma coletiva, melhoramos a qualidade de saúde e da assistência dessa gestante que é acompanhada na rede”, explica.
Além de Monise, participaram da ação a preceptora enfermeira Maria Idayani, a preceptora assistente social Renata Rocha e a preceptora obstetra Larissa Rodrigues. O trabalho nessas múltiplas frentes teve o objetivo de reforçar questões que chegam até as enfermeiras da atenção básica e não necessariamente se encontram em apenas uma área do conhecimento. Por isso, foram discutidos tópicos como direitos trabalhistas da gestante, desmistificação sobre exames e formas de captação da gestante ainda no início da gestação para o acompanhamento pré-natal completo.
Para Larissa Rodrigues, a cooperação entre profissionais é fator fundamental na melhoria da assistência e melhoria dos indicadores de saúde. “Na parte da obstetrícia, a ênfase seria garantir que as gestantes fiquem sendo acompanhadas conosco e também com a unidade básica, para fazer esse trabalho conjunto e não deixar escapar nenhuma necessidade específica delas.”, ressalta a preceptora.
Em um momento inicial, a discussão foi baseada no compartilhamento das experiências e estratégias para garantir a qualificação do cuidado. Posteriormente, as participantes idealizaram planos de ação em conjunto para implementar estratégias, observando dificuldades e possíveis soluções em comum na busca de construir uma assistência mais uniforme.
Fortalecimento em rede
A enfermeira da ESF de Cana-Brava, Zona Rural de Macaíba, Andressa Guedes, e a enfermeira na unidade Loteamento Esperança, Joice Leal, atuam em locais geograficamente distintos, mas perceberam, durante a participação na ação de educação permanente, realidades similares.
“A realidade dela é a mesma. A gente tem muita dificuldade, por exemplo, com relação a coleta de preventivo, então o momento de hoje já vai ser um guia para quando tiver um futuro atendimento”, diz Andressa.
A integração e comunicação acerca de procedimentos realizados dentro da rede de atenção básica foi algo destacado positivamente pelas participantes, por permitir estabelecer uma maior confiança da usuária dos serviços de saúde com os profissionais.
“A maioria das gestantes é acompanhada na unidade básica e no ISD. É interessante que a gente sempre converse na mesma língua, com a mesma intenção, que é a qualificação do atendimento e da assistência”, completa Joice.
Texto: Naomi Lamarck / Ascom – ISD
Foto: Naomi Lamarck / Ascom – ISD
Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880
Instituto Santos Dumont (ISD)
É uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.