A diretoria do Instituto Santos Dumont (ISD), Organização Social vinculada ao Ministério da Educação localizada em Macaíba (RN), apresentou na manhã da quarta-feira (24/8), o relatório semestral de execução do contrato de gestão para o Conselho Administrativo da instituição. No relatório, constam os indicadores e metas de desempenho, que serão avaliadas pela Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Contrato de Gestão instituída pelo MEC. Dos 11 indicadores vigentes, o ISD apresentou no primeiro semestre de 2022 tendência de alcance em 10, com tendência de alcance parcial para um deles.
O acompanhamento das ações do ISD é feito semestralmente, e consiste na avaliação do andamento das ações em relação aos resultados esperados da instituição, previamente pactuados junto ao MEC, com o objetivo de corrigir rumos ou prevenir a ocorrência de fatos que comprometam o alcance dos objetivos.
“O Conselho de Administração é nossa máxima instância de análise, discussão e decisão sobre as questões mais importantes e estratégicas para a atuação do ISD. Nossos conselheiros têm diversos perfis de representatividade, todos capazes de agregar valiosas contribuições para qualificar e fortalecer nossa atuação. Compartilhar os resultados da execução do primeiro semestre é de suma importância para avaliarmos se estamos na direção certa para o alcance das nossas metas e objetivos e, para isso, o Conselho tem um papel crucial. As discussões de hoje nos trouxeram esse direcionamento e seguimos confiantes que alcançaremos aquilo que almejamos para 2022”, afirma o Diretor-Geral do ISD, Reginaldo Freitas Júnior.
Novos conselheiros
Além de apresentar o relatório semestral do contrato de gestão, o ISD recebeu na reunião dois novos membros em seu Conselho de Administração: o médico Marcos de Sousa Ferreira, coordenador-Geral de Residências em Saúde (CGRS/DGRHUS) da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, indicado pelo Ministério da Saúde, e o médico Érico Gurgel Amorim, professor adjunto da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMCM/UFRN), membro da coordenação colegiada do grupo de trabalhos em deficiência e acessibilidade da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). “Fiquei encantado com a apresentação, principalmente no que diz respeito ao cuidado com a saúde da pessoa com deficiência, uma área que é muito cara para mim pelas pesquisas que tenho desenvolvido ao longo dos anos relacionadas às deficiências físicas, auditivas e visuais”, disse Marcos Ferreira.
O professor Érico Amorim já colaborava previamente com a instituição, a partir do Comitê Consultivo criado pelo ISD para atender às demandas relacionadas às pessoas cegas na linha de cuidado de reabilitação da pessoa com deficiência visual. “Vamos trabalhar para que os princípios, as bases que motivam o funcionamento do ISD se fortaleçam cada vez mais”, destacou Érico.
“Estamos muito felizes com a admissão dos novos conselheiros, os professores Marcos e Érico, confiantes que ambos têm grande potencial de colaboração para com o Instituto, estão alinhados com nossos valores e, sobretudo, decididos a abraçar como sua a missão que temos abraçado”, destacou o Diretor-Geral do ISD.
Texto: Mariana Ceci / Ascom – ISD
Foto: Mariana Ceci / Ascom – ISD
Assessoria de Comunicação
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880
Instituto Santos Dumont (ISD)
É uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.