Nos dias 17 e 18 de novembro, o III Encontro das Organizações Sociais do Poder Executivo Federal, realizado na sede do Instituto Santos Dumont (ISD), em Macaíba, no Rio Grande do Norte, reuniu representantes da esfera governamental e de instituições de todo o país com o objetivo de dialogar e trocar experiências sobre o modelo das Organizações Sociais Federais (OS) e seu impacto para áreas estratégicas do Estado, como ciência e tecnologia, cultura, educação e saúde.
Promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) em parceria com o Ministério da Educação e o ISD, o encontro contou com palestras de autoridades e especialistas e proporcionou a troca de experiências e reflexões sobre os avanços e desafios desse tipo de parceria.
A edição 2025, primeira realizada na sede de uma OS, apresentou resultados positivos de participação, com 90 congressistas nos dois dias de programação. Para Eduardo Pastore, coordenador-geral de modelo de gestão do MGI e membro da comissão organizadora, a participação expressa o interesse dos agentes envolvidos no debate e socialização acerca do modelo.
“Fazer este evento aqui nos traz muita alegria, porque é aqui que as transformações acontecem de verdade, que as metas que estão previstas nos contratos de gestão chegam a quem têm que chegar: os cidadãos, os pacientes, os pesquisadores e alunos. Então, nada mais caloroso que discutir o modelo estando nesse ambiente em que essas transformações são geradas”, afirma Pastore.
Por meio da exposição de temas como mecanismos de governança, estratégias de comunicação e modelos de financiamento, o Encontro das OS abriu oportunidades de diálogo entre gestores, órgãos supervisores, instituições de inovação e representantes da administração pública, fortalecendo as possibilidades de projetos pensados para o retorno social a partir da atuação das OS.
“Esse evento nasce de um propósito muito claro: fortalecer o modelo de gestão das Organizações Sociais Federais por meio da interação e articulação entre os diferentes atores que o compõem. Estamos recebendo dirigentes das outras OS, representantes dos ministérios supervisores, gestores públicos, pesquisadores e muitos parceiros institucionais. E esse é um fórum muito potente e é uma honra para o ISD que esteja acontecendo em nossa casa”, considera o diretor-geral do Instituto, Reginaldo Freitas Júnior.
Para Reginaldo, o encontro representou um espaço estratégico de convergência, com o compartilhamento de experiências, desafios e soluções. “É inegável que as Organizações Sociais Federais têm se mostrado essenciais para a execução de políticas públicas com efetividade, inovação e transparência e isso precisa ser valorizado e fortalecido”, pontua.
Sobre o ISD
O Instituto Santos Dumont é uma Organização Social supervisionada pelo MEC e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.



