O que estudou a primeira turma da Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência

Publicado en 6 de noviembre de 2020

Kamila Tuenia

Repórter

O Instituto Santos Dumont (ISD) realiza nesta sexta-feira (06) a Cerimônia de Conclusão de Curso da primeira turma do Programa de Residencia Multiprofesional en Atención a la Salud de Personas con Discapacidad. Sete alunas dos cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Serviço Social são as primeiras profissionais formadas no Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, do ISD, onde ao longo de dois anos de residência foram estimuladas a compreender as dimensões física, psicológica e social do cuidado à saúde da pessoa com deficiência.

Aspectos que rodean la Enfermedad de Parkinson, temas relacionados con la rehabilitación infantil, la realidad de las niñas con Trastorno del espectro autista (TEA) e perfil de linguagem em uma comunidade quilombola são alguns dos assuntos abordados nos Trabalhos de Conclusão de Residência (TCRs) das estudantes, que, no Anita, atuaram no atendimento a crianças, adultos e idosos, incluindo a família no cuidado através de práticas colaborativas e da pesquisa em saúde.

Veja na galeria abaixo os resumos dos TCRs.

A coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência, Lorenna Santiago, acredita que a formação da turma pioneira significa a possibilidade de mais sementes de transformação social sendo plantadas.

“Cuando pensamos en la formación de nuestros residentes, consideramos que además de aprender habilidades técnicas, necesitan desarrollar habilidades relacionales, como la empatía y la comunicación asertiva y ser capaces de mirar al usuario en un sentido más amplio de lo antes mencionado. dimensiones. Estos nuevos profesionales tienen el potencial de concientizar a otras personas sobre las necesidades de las personas con discapacidad y contribuir a la transformación social a través del cuidado”, afirmó.

A Residência Multiprofissional do ISD foi aprovada pelo Ministério da Educação em 2017 e recebeu a primeira turma em 2018. O Programa é pioneiro no Brasil na linha de atuação voltada à saúde da pessoa com deficiência.

Os residentes têm como principal campo de atuação o Centro Especializado em Reabilitação III do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, que atende toda a Região Metropolitana de Natal/RN. É o primeiro CER do Nordeste com atuação integrada a um sistema de pesquisa e inovação, por meio de trabalho conjunto com o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra, também do ISD.

Capacitación

A gerente do Anita/ISD, Lilian Lisboa, conta como começou o sonho de capacitar estudantes na área e criar uma residência multiprofissional. “Essa Residência foi idealizada porque víamos a necessidade de proporcionar uma formação interativa, que colocasse os alunos para trabalhar em conjunto e os encorajasse a ver um paciente em sua integralidade. Colocar no mercado pessoas especializadas no cuidado com a pessoa com deficiência, um público que é significativo no estado e existia essa lacuna”, conta.

Segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2010), o Rio Grande do Norte é um dos estados brasileiros com maior índice de pessoas com um ou mais tipos de deficiência. Os dados apontam que 27,8% dos potiguares apresentam algum tipo de deficiência. “É uma população vasta que precisa ser atendida e que precisa ser compreendida em diversas dimensões, por isso a formação de profissionais capacitados na área é um marco. Hoje a gente está colocando essas pessoas no mercado”, afirma Lilian.

O ISD, através do Anita, também funciona como campo de estágio para outros programas de Residência no estado, mas a criação de um programa próprio agregou à missão que desenvolvia, como conta a coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional do Instituto, Lorenna Santiago. “Mesmo com o trabalho que já era realizado, havia a vontade de criar o nosso próprio programa. Então, a chegada dos residentes trouxe ainda mais vida e movimento à instituição e possibilitou o aumento da nossa atuação na Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no contexto do Sistema Único de Saúde”, explica.

Além das sete formandas da primeira turma, outros 16 alunos são residentes ativos. O Instituto atualmente recebe estudantes de municípios do Rio Grande do Norte como Natal, Caicó, Currais Novos, Pau dos Ferros, Acari e Santo Antônio e conta também com alunos de Caruaru/PE. Os residentes atuam junto a um corpo de preceptores com vasta experiência, formado por especialistas, mestres e doutores em áreas como Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Serviço Social e Neurologia.

Próximos passos

Após a titulação da primeira turma, outras duas seguem em formação no Instituto, além disso, a previsão é de fortalecimento do Programa de Residência com a entrada de novos cursos como Enfermagem, Farmácia e Terapia Ocupacional, já autorizados pelo Ministério da Educação – que serão incluídos em editais futuros de acordo com o surgimento de bolsas para essas vagas. Já o processo seletivo para a 4° turma da residência terá edital publicado em dezembro.

Para Lilian Lisboa, a contribuição das primeiras residentes do programa para a sociedade é o fortalecimento do cuidado na área. “Estamos colocando pessoas com habilidades no cuidado integral, com uma visão ampliada do que é o cuidado específico para a pessoa com deficiência. Os próximos passos delas serão nossos próximos passos, pois essa formação é como uma semente do ISD plantada”, disse.

Veja abaixo o que motivou a escolha dos temas abordados nos TCRs e como, na visão das autoras, as pesquisas que desenvolveram beneficiam a sociedade:

Texto:  Kamila Tuenia – estagiária de jornalismo, sob supervisão da jornalista Renata moura / Ascom – ISD

Artes: Ascom-ISD

Consultoría de comunicación
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Es una Organización Social vinculada al Ministerio de Educación (MEC) y engloba al Instituto Internacional de Neurociencia Edmond y Lily Safra y al Centro de Educación e Investigación en Salud Anita Garibaldi, ambos en Macaíba. La misión del ISD es promover la educación para la vida, formando ciudadanos a través de acciones integradas de enseñanza, investigación y extensión, además de contribuir para una transformación más justa y humana de la realidad social brasileña.

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Kamila Tuenia

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Aspectos que rodean la Enfermedad de Parkinson, temas relacionados con la rehabilitación infantil, la realidad de las niñas con Trastorno del espectro autista (TEA) e perfil de linguagem em uma comunidade quilombola são alguns dos assuntos abordados nos Trabalhos de Conclusão de Residência (TCRs) das estudantes, que, no Anita, atuaram no atendimento a crianças, adultos e idosos, incluindo a família no cuidado através de práticas colaborativas e da pesquisa em saúde.

Veja na galeria abaixo os resumos dos TCRs.

A coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência, Lorenna Santiago, acredita que a formação da turma pioneira significa a possibilidade de mais sementes de transformação social sendo plantadas.

“Cuando pensamos en la formación de nuestros residentes, consideramos que además de aprender habilidades técnicas, necesitan desarrollar habilidades relacionales, como la empatía y la comunicación asertiva y ser capaces de mirar al usuario en un sentido más amplio de lo antes mencionado. dimensiones. Estos nuevos profesionales tienen el potencial de concientizar a otras personas sobre las necesidades de las personas con discapacidad y contribuir a la transformación social a través del cuidado”, afirmó.

A Residência Multiprofissional do ISD foi aprovada pelo Ministério da Educação em 2017 e recebeu a primeira turma em 2018. O Programa é pioneiro no Brasil na linha de atuação voltada à saúde da pessoa com deficiência.

Os residentes têm como principal campo de atuação o Centro Especializado em Reabilitação III do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, que atende toda a Região Metropolitana de Natal/RN. É o primeiro CER do Nordeste com atuação integrada a um sistema de pesquisa e inovação, por meio de trabalho conjunto com o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra, também do ISD.

Capacitación

A gerente do Anita/ISD, Lilian Lisboa, conta como começou o sonho de capacitar estudantes na área e criar uma residência multiprofissional. “Essa Residência foi idealizada porque víamos a necessidade de proporcionar uma formação interativa, que colocasse os alunos para trabalhar em conjunto e os encorajasse a ver um paciente em sua integralidade. Colocar no mercado pessoas especializadas no cuidado com a pessoa com deficiência, um público que é significativo no estado e existia essa lacuna”, conta.

Segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2010), o Rio Grande do Norte é um dos estados brasileiros com maior índice de pessoas com um ou mais tipos de deficiência. Os dados apontam que 27,8% dos potiguares apresentam algum tipo de deficiência. “É uma população vasta que precisa ser atendida e que precisa ser compreendida em diversas dimensões, por isso a formação de profissionais capacitados na área é um marco. Hoje a gente está colocando essas pessoas no mercado”, afirma Lilian.

O ISD, através do Anita, também funciona como campo de estágio para outros programas de Residência no estado, mas a criação de um programa próprio agregou à missão que desenvolvia, como conta a coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional do Instituto, Lorenna Santiago. “Mesmo com o trabalho que já era realizado, havia a vontade de criar o nosso próprio programa. Então, a chegada dos residentes trouxe ainda mais vida e movimento à instituição e possibilitou o aumento da nossa atuação na Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no contexto do Sistema Único de Saúde”, explica.

Além das sete formandas da primeira turma, outros 16 alunos são residentes ativos. O Instituto atualmente recebe estudantes de municípios do Rio Grande do Norte como Natal, Caicó, Currais Novos, Pau dos Ferros, Acari e Santo Antônio e conta também com alunos de Caruaru/PE. Os residentes atuam junto a um corpo de preceptores com vasta experiência, formado por especialistas, mestres e doutores em áreas como Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Serviço Social e Neurologia.

Próximos passos

Após a titulação da primeira turma, outras duas seguem em formação no Instituto, além disso, a previsão é de fortalecimento do Programa de Residência com a entrada de novos cursos como Enfermagem, Farmácia e Terapia Ocupacional, já autorizados pelo Ministério da Educação – que serão incluídos em editais futuros de acordo com o surgimento de bolsas para essas vagas. Já o processo seletivo para a 4° turma da residência terá edital publicado em dezembro.

Para Lilian Lisboa, a contribuição das primeiras residentes do programa para a sociedade é o fortalecimento do cuidado na área. “Estamos colocando pessoas com habilidades no cuidado integral, com uma visão ampliada do que é o cuidado específico para a pessoa com deficiência. Os próximos passos delas serão nossos próximos passos, pois essa formação é como uma semente do ISD plantada”, disse.

Veja abaixo o que motivou a escolha dos temas abordados nos TCRs e como, na visão das autoras, as pesquisas que desenvolveram beneficiam a sociedade:

Texto:  Kamila Tuenia – estagiária de jornalismo, sob supervisão da jornalista Renata moura / Ascom – ISD

Artes: Ascom-ISD

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Es una Organización Social vinculada al Ministerio de Educación (MEC) y engloba al Instituto Internacional de Neurociencia Edmond y Lily Safra y al Centro de Educación e Investigación en Salud Anita Garibaldi, ambos en Macaíba. La misión del ISD es promover la educación para la vida, formando ciudadanos a través de acciones integradas de enseñanza, investigación y extensión, además de contribuir para una transformación más justa y humana de la realidad social brasileña.

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