Equipe do CEPS realiza ação informativa sobre Espinha Bífida

Publicado en 1 de noviembre de 2019

No dia 29 de outubro a equipe multiprofissional do Centro de Educación e Investigación en Salud Anita Garibaldi (CEPS) realizou uma ação alusiva ao Dia Mundial da Espinha Bífida e Hidrocefalia (25/10) na Escola Estadual Jorge Fernandes, em Natal/RN.

A atividade teve o objetivo de conscientizar e informar sobre esta condição de saúde. A ida à escola foi um pedido especial de Isabel, uma adolescente de 13 anos que estuda lá e é assistida pela clínica de Lesão Medular Infantil (LMI) do CEPS.

A ação foi planejada e executada em conjunto com Isabel e Jonas, outro adolescente aluno da mesma escola e também paciente da clínica de LMI. Eles foram os monitores e demonstraram suas habilidades na cadeira de rodas para os colegas e professores, que passaram por essa experiência sentindo as dificuldades desta tarefa.

Camila Simão, preceptora multiprofissional do CEPS que participou da atividade, ressalta que o objetivo da dinâmica foi reduzir possíveis barreiras e promover maior inclusão no ambiente escolar. “Os dois adolescentes ficaram muito felizes e animados com esta ação que envolveu todos os alunos da escola e seus professores. Consideramos que ações como esta são muito importantes para esclarecer sobre as condições de saúde e para ressaltar as potencialidades da pessoa com deficiência”, concluiu.

Texto:  Dandarah Filgueira – Estagiária de Jornalismo / Ascom – ISD

Foto: Acervo pessoal

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(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Organización social que mantiene vínculos con el Ministerio de Educación (MEC) y cuya misión es promover la educación para la vida, formando ciudadanos a través de acciones integradas de enseñanza, investigación y extensión y contribuyendo a la transformación más justa y humana de la realidad social brasileña.

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A atividade teve o objetivo de conscientizar e informar sobre esta condição de saúde. A ida à escola foi um pedido especial de Isabel, uma adolescente de 13 anos que estuda lá e é assistida pela clínica de Lesão Medular Infantil (LMI) do CEPS.

A ação foi planejada e executada em conjunto com Isabel e Jonas, outro adolescente aluno da mesma escola e também paciente da clínica de LMI. Eles foram os monitores e demonstraram suas habilidades na cadeira de rodas para os colegas e professores, que passaram por essa experiência sentindo as dificuldades desta tarefa.

Camila Simão, preceptora multiprofissional do CEPS que participou da atividade, ressalta que o objetivo da dinâmica foi reduzir possíveis barreiras e promover maior inclusão no ambiente escolar. “Os dois adolescentes ficaram muito felizes e animados com esta ação que envolveu todos os alunos da escola e seus professores. Consideramos que ações como esta são muito importantes para esclarecer sobre as condições de saúde e para ressaltar as potencialidades da pessoa com deficiência”, concluiu.

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