No dia 30 de agosto, o educador do Centro de Educación Científica (CEC) de Macaíba-RN, Sidinei José Schneider, participou do IV Seminário Internacional: Diálogos com Paulo Freire, que aconteceu no Campus Central do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), em Natal-RN.
Sidinei, que é historiador de formação, apresentou um trabalho em roda de conversa com profissionais da educação de diversos estados brasileiros. Sob o tema “Vivências de sala de aula: observando a prática para me reformular educador”, ele explicou sobre a experiência enquanto educador na Oficina de Ciência e História, do CEC Macaíba, e como a pedagogia de Freire tem fundamentado e aprimorado sua prática na educação. Ele comentou sobre a estrutura das oficinas, apresentando exemplos de conteúdos trabalhados em cada uma delas, e também apresentou e discutiu com o grupo a abordagem científica feita nas oficinas, onde os educadores buscam relacionar os conteúdos ao contexto social dos alunos.
Sidinei falou, ainda, que os CECs, com outras unidades em Natal-RN e Serrinha-BA, têm o objetivo de promover a educação científica para alunos do ensino fundamental II da rede pública, com o intuito de contribuir no processo de inclusão social: “O CEC Macaíba é um espaço onde a educação é trabalhada como uma ferramenta de humanização, democratização da ciência e formação cidadã. Para que este propósito educacional seja alcançado, os alunos são levados a conviver com diferentes realidades, expondo suas opiniões, trocando saberes com seus colegas e educadores e, ao mesmo tempo, aprendendo a interagir nos mais diversos grupos”, esclareceu o educador.
Além dessa atividade, Sidinei também participou como ouvinte da mesa de diálogo do evento, que contou com relatos de experiências educativas de profissionais de outros países da América Latina.
Texto: Ariane Mondo / Ascom – ISD
Fotos: Acervo CEC Macaíba
Consultoría de comunicación
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880
Instituto Santos Dumont (ISD)
Organización social que mantiene vínculos con el Ministerio de Educación (MEC) y cuya misión es promover la educación para la vida, formando ciudadanos a través de acciones integradas de enseñanza, investigación y extensión y contribuyendo a la transformación más justa y humana de la realidad social brasileña.