A pesquisadora de pós-doutorado do Instituto Santos Dumont (ISD), Nelyane Martins de Santana, iniciou uma nova etapa em sua formação acadêmica. Ela desenvolverá parte de seu estágio pós-doutoral na Universidade de Witwatersrand, localizada em Joanesburgo, na África do Sul. Lá, investigará áreas do cérebro a partir de modelos animais nativos do continente, interligando perspectivas intercontinentais ao seu trabalho realizado no Brasil e contribuindo para inovações na pesquisa em neurociências.
O período dos estudos iniciou na segunda-feira, 2 de dezembro, e tem duração de cinco meses. Durante esse período, Nelyane trabalhará na descrição morfológica do núcleo estriado, região do cérebro associada ao controle motor, utilizando como base o rato-toupeira sul-africano (Cryptomys hottentotus).
Segundo a pesquisadora, o entendimento sobre a organização de áreas do cérebro de grupos de roedores nativos de outro continente pode ser um forte aliado à pesquisa científica a partir de modelos animais. “Um exemplo relevante é o estudo do envelhecimento”, explica, “considerando que o rato-toupeira sul-africano, quando comparado a outros roedores, é um animal de vida longa, podendo atingir até 11 anos de idade”.
“A maioria da produção científica em Neurociências baseia-se em pesquisas com animais mantidos em ambientes altamente controlados, longe das pressões evolutivas naturais. Diversos pesquisadores sugerem que essa prática pode causar lacunas no entendimento da evolução do cérebro e de suas respostas a diferentes pressões ambientais”, complementa Nelyane Santana.
A pesquisa integra o projeto “Caracterização Citoarquitetônica e Neuroquímica de Centros Subcorticais de Cérebros de Roedores: Uma Análise Comparativa Intercontinental”, coordenado pelo professor Dr. José Rodolfo Cavalcanti, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), com a participação do professor Paul Manger, parceiro internacional do projeto.
Doutora e Mestre em Psicobiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Nelyane Santana possui experiência em ciências morfofuncionais e neurofisiologia, com principal atuação nos temas de desenvolvimento e envelhecimento do sistema nervoso, neuroanatomia comparada de sistemas formadores e não-formadores de imagem e estereologia.
Seu trabalho pessoal na África do Sul será direcionado à caracterização das vias córtico-talâmicas do processamento visual em espécies de primatas não humanos, também nativos da região. A investigação dessas vias contribui para ampliar o conhecimento sobre a evolução e a funcionalidade dos circuitos neurais associados à visão, com potenciais aplicações no estudo de doenças visuais.
“Esse estágio representa uma oportunidade única de integrar abordagens comparativas intercontinentais em Neurociências, promovendo avanços tanto na caracterização anatômica e funcional de estruturas subcorticais quanto na potencial validação de novos modelos animais”, considera Nelyane.
ACERCA DEL Distrito Escolar Independiente
El Instituto Santos Dumont es una Organización Social vinculada al Ministerio de Educación (MEC) y engloba al Instituto Internacional de Neurociencia Edmond y Lily Safra y al Centro de Educación e Investigación en Salud Anita Garibaldi, ambos en Macaíba. La misión del ISD es promover la educación para la vida, formando ciudadanos a través de acciones integradas de enseñanza, investigación y extensión, además de contribuir para una transformación más justa y humana de la realidad social brasileña.