EL Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra, do Instituto Santos Dumont (IIN-ELS/ISD), está realizando um mapeamento nacional de profissionais de saúde frente à Covid-19 e pretende, com base nesse trabalho, direcionar medidas para reduzir os riscos de contaminações em campo – entre elas, a possível ampliação da oferta de máscaras-escudo, essenciais como proteção nos atendimentos.
A pesquisa “Caracterização dos profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à COVID-19 no Brasil” é conduzida online e aberta a profissionais de todo o país. O questionário tem 18 questões de múltipla escolha, ficará no ar de forma permanente e pode ser acessado no seguinte endereço: https://bit.ly/
Segundo Edgard Morya, coordenador de pesquisas do IIN-ELS e responsável pelo estudo, o objetivo é contribuir com uma melhor compreensão do que leva à infecção dos profissionais, bem como com a identificação dos locais onde se mostram mais vulneráveis e com soluções capazes de ajudar a protegê-los.
“O mapeamento poderá ajudar a identificar novas carências de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) dentro e fora do RN e poderá guiar uma eventual expansão da produção de máscaras-escudo do Instituto para doações a hospitais”, diz ele.
Máscaras-escudo
O IIN-ELS deu largada à produção de máscaras-escudo em março e, em cerca de quatro meses, produziu mais de 1.500 equipamentos do tipo para doação a unidades de saúde do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Cinquenta e quatro Instituições foram beneficiadas, em 20 municípios.
As máscaras são produzidas por pesquisadores e alunos do mestrado em neuroengenharia do ISD e voltadas a instituições que atendem pacientes com Covid-19, ou pacientes que podem ser transmissores assintomáticos da doença. A doação é institucional, ou seja, não é realizada diretamente do ISD para indivíduos. Por esse motivo, é o dirigente da instituição interessada que deve entrar em contato com o Instituto (pelo e-mail covid19@isd.org.br).
As ‘máscaras-escudo’, também chamadas ‘face shields’, são essenciais ao trabalho dos profissionais de saúde em procedimentos de maior risco de contaminação. Elas estão, porém, escassas no mercado dada a explosão de demanda com o coronavírus (Covid-19) afetando o mundo.
As que são produzidas no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), do Instituto Santos Dumont (ISD), são doadas e não vendidas. Mais informações estão disponíveis no site: https://bit.ly/mascaras-
Texto: Renata Moura / Periodista / Ascom – ISD
Consultoría de comunicación
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880
Instituto Santos Dumont (ISD)
Es una Organización Social vinculada al Ministerio de Educación (MEC) y engloba al Instituto Internacional de Neurociencia Edmond y Lily Safra y al Centro de Educación e Investigación en Salud Anita Garibaldi, ambos en Macaíba. La misión del ISD es promover la educación para la vida, formando ciudadanos a través de acciones integradas de enseñanza, investigación y extensión, además de contribuir para una transformación más justa y humana de la realidad social brasileña.