Crianças e adolescentes protagonizam ações do ISD no mês de outubro

Publicado en 28 de octubre de 2022

As crianças e adolescentes estão no centro da atuação do Instituto Santos Dumont (ISD). Alinhado aos propósitos de facilitar a inclusão social e aperfeiçoar a qualidade do atendimento ao usuário, o Instituto promoveu, nos dias 24 e 25 de outubro, dois eventos por meio das linhas de cuidado do Centro Especializado em Reabilitação (CER ISD), sendo estes a celebração do Dia das Crianças e o encontro em alusão ao Dia Mundial da Espinha Bífida. 

 

Os eventos contaram com a parceria de associações, instituições de ensino e da iniciativa privada, com o objetivo de expandir o trabalho realizado no ISD e abordar coletivamente as diferentes perspectivas sobre a educação em saúde e o cuidado com a pessoa com deficiência. Além disso, os dois encontros promoveram a participação ativa dos usuários do CER ISD e de suas famílias. 

 

Dia das Crianças do ISD

Quem marcou presença no Dia das Crianças, realizado no dia 24,  foi a Vila do Brincar. A instituição, que oferece serviços voltados para a Primeira Infância, fez parte da programação com a condução de jogos, brincadeiras e oficinas. A ação, repleta de interatividade e criatividade, proporcionou momentos lúdicos que podem ser replicados em casa pelos pais e pelas crianças. 

 

Para Adna Souza, especialista em psicomotricidade e diretora da Vila do Brincar, o “brincar” é essencial para o desenvolvimento infantil. “É o ato da criança em movimento, em atividade, em exploração, que transforma a vivência em conhecimento. A nossa intenção é mostrar que essa metodologia é fundamental para que as crianças tenham em casa alguém que valorize o potencial de desenvolver, pensar e criar”, diz Adna. 

 

Estimular a interação da criança com o ambiente e com outras pessoas, e assim possibilitar momentos lúdicos, são práticas adotadas nas linhas de cuidado do CER ISD. A autonomia é uma característica fundamental para o processo que busca a inclusão social a partir do atendimento clínico, principalmente para as crianças com deficiência. 

 

Foi assim que Cileide, mãe de Benjamim, um dos usuários do CER ISD presentes no evento, percebeu a evolução no desenvolvimento das habilidades sociais e comunicacionais do filho de 5 anos de idade. “Ele teve um avanço significativo. Esse atendimento diferenciado é muito importante, a gente observa que ele desenvolveu a interação, o que ele não fazia. A partir do momento que a gente possibilita esses espaços de convívio, permitimos que ele vá se organizando e aprendendo internamente”, conta Cileide. 

 

Dia Mundial da Espinha Bífida

A espinha bífida é um conjunto de malformações congênitas que se desenvolvem no bebê nos primeiros dias da gravidez. O Dia Mundial da Espinha Bífida é celebrado anualmente no dia 25 de outubro e busca conscientizar sobre a condição, que pode levar a complicações como o comprometimento da função motora e alterações na função da bexiga e do intestino neurogênico. O ISD tem uma linha de cuidado específica voltada para a pessoa com espinha bífida e marcou presença na data. 

 

O evento, aberto ao público, aconteceu no Parque das Dunas e reuniu preceptores, residentes e pesquisadores do ISD em um espaço com vários estandes temáticos que tinha como objetivo levar ao público geral o conhecimento acerca das possibilidades de tratamento e das pesquisas desenvolvidas na área.

 

Um dos parceiros da ação foi a Neurinho, associação fundada por pais de crianças com patologias neurológicas. Joelma Neuma, presidente da associação, reforça a importância das relações institucionais na luta por mais visibilidade da pessoa com deficiência, especialmente considerando que as parcerias trazem a possibilidade de intensificar ações de inclusão social. “Levar a terapia para além dos muros do atendimento clínico é muito interessante, porque ajuda a cumprir a nossa missão, que é mostrar para a sociedade que a pessoa com deficiência existe e tem direitos básicos assim como qualquer pessoa”, reforça. 

 

Também foram parceiros da ação a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Coloplast, empresa de dispositivos e serviços médicos. 

Cuidado centrado na família

Um ponto importante e indispensável presente nas duas ações foi a integração do ISD com os usuários e suas famílias. A promoção de atividades fora do horário e local de atendimento proporciona não apenas uma melhoria no desenvolvimento dos usuários, percebida pelos profissionais de saúde do CER ISD, mas também o fortalecimento nas relações pessoais dentro dos lares alcançados pelo serviço.

 

Para Andrezza Viana, residente em fisioterapia do ISD, momentos de interação como esse fortalecem os vínculos entre o profissional e o usuário e também aproximam as famílias. A disponibilização de um espaço de relacionamento é importante para o compartilhamento de experiências e a integração do ente familiar em todos os momentos. “A saúde vai muito além do físico, do que a gente reabilita ali no atendimento. O profissional precisa voltar o olhar para essas outras dimensões da saúde”, complementa. 

 

 

Texto: Naomi Lamarck / Ascom – ISD

Fotos: ascom  distrito escolar independiente

Consultoría de comunicación
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Es una Organización Social vinculada al Ministerio de Educación (MEC) y engloba al Instituto Internacional de Neurociencia Edmond y Lily Safra y al Centro de Educación e Investigación en Salud Anita Garibaldi, ambos en Macaíba. La misión del ISD es promover la educación para la vida, formando ciudadanos a través de acciones integradas de enseñanza, investigación y extensión, además de contribuir para una transformación más justa y humana de la realidad social brasileña.

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Os eventos contaram com a parceria de associações, instituições de ensino e da iniciativa privada, com o objetivo de expandir o trabalho realizado no ISD e abordar coletivamente as diferentes perspectivas sobre a educação em saúde e o cuidado com a pessoa com deficiência. Além disso, os dois encontros promoveram a participação ativa dos usuários do CER ISD e de suas famílias. 

 

Dia das Crianças do ISD

Quem marcou presença no Dia das Crianças, realizado no dia 24,  foi a Vila do Brincar. A instituição, que oferece serviços voltados para a Primeira Infância, fez parte da programação com a condução de jogos, brincadeiras e oficinas. A ação, repleta de interatividade e criatividade, proporcionou momentos lúdicos que podem ser replicados em casa pelos pais e pelas crianças. 

 

Para Adna Souza, especialista em psicomotricidade e diretora da Vila do Brincar, o “brincar” é essencial para o desenvolvimento infantil. “É o ato da criança em movimento, em atividade, em exploração, que transforma a vivência em conhecimento. A nossa intenção é mostrar que essa metodologia é fundamental para que as crianças tenham em casa alguém que valorize o potencial de desenvolver, pensar e criar”, diz Adna. 

 

Estimular a interação da criança com o ambiente e com outras pessoas, e assim possibilitar momentos lúdicos, são práticas adotadas nas linhas de cuidado do CER ISD. A autonomia é uma característica fundamental para o processo que busca a inclusão social a partir do atendimento clínico, principalmente para as crianças com deficiência. 

 

Foi assim que Cileide, mãe de Benjamim, um dos usuários do CER ISD presentes no evento, percebeu a evolução no desenvolvimento das habilidades sociais e comunicacionais do filho de 5 anos de idade. “Ele teve um avanço significativo. Esse atendimento diferenciado é muito importante, a gente observa que ele desenvolveu a interação, o que ele não fazia. A partir do momento que a gente possibilita esses espaços de convívio, permitimos que ele vá se organizando e aprendendo internamente”, conta Cileide. 

 

Dia Mundial da Espinha Bífida

A espinha bífida é um conjunto de malformações congênitas que se desenvolvem no bebê nos primeiros dias da gravidez. O Dia Mundial da Espinha Bífida é celebrado anualmente no dia 25 de outubro e busca conscientizar sobre a condição, que pode levar a complicações como o comprometimento da função motora e alterações na função da bexiga e do intestino neurogênico. O ISD tem uma linha de cuidado específica voltada para a pessoa com espinha bífida e marcou presença na data. 

 

O evento, aberto ao público, aconteceu no Parque das Dunas e reuniu preceptores, residentes e pesquisadores do ISD em um espaço com vários estandes temáticos que tinha como objetivo levar ao público geral o conhecimento acerca das possibilidades de tratamento e das pesquisas desenvolvidas na área.

 

Um dos parceiros da ação foi a Neurinho, associação fundada por pais de crianças com patologias neurológicas. Joelma Neuma, presidente da associação, reforça a importância das relações institucionais na luta por mais visibilidade da pessoa com deficiência, especialmente considerando que as parcerias trazem a possibilidade de intensificar ações de inclusão social. “Levar a terapia para além dos muros do atendimento clínico é muito interessante, porque ajuda a cumprir a nossa missão, que é mostrar para a sociedade que a pessoa com deficiência existe e tem direitos básicos assim como qualquer pessoa”, reforça. 

 

Também foram parceiros da ação a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Coloplast, empresa de dispositivos e serviços médicos. 

Cuidado centrado na família

Um ponto importante e indispensável presente nas duas ações foi a integração do ISD com os usuários e suas famílias. A promoção de atividades fora do horário e local de atendimento proporciona não apenas uma melhoria no desenvolvimento dos usuários, percebida pelos profissionais de saúde do CER ISD, mas também o fortalecimento nas relações pessoais dentro dos lares alcançados pelo serviço.

 

Para Andrezza Viana, residente em fisioterapia do ISD, momentos de interação como esse fortalecem os vínculos entre o profissional e o usuário e também aproximam as famílias. A disponibilização de um espaço de relacionamento é importante para o compartilhamento de experiências e a integração do ente familiar em todos os momentos. “A saúde vai muito além do físico, do que a gente reabilita ali no atendimento. O profissional precisa voltar o olhar para essas outras dimensões da saúde”, complementa. 

 

 

Texto: Naomi Lamarck / Ascom – ISD

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