A primeira edição do Simpósio de Biomecânica Aplicada da Universidade Federal de Lavras (UFLA/MG) vai contar com a participação de professores-pesquisadores e de um aluno do Instituto Santos Dumont (ISD) para falar sobre neuroengenharia, inteligência artificial, robótica na reabilitação humana e outras soluções de tecnologia aplicadas à saúde. O evento, organizado pelo núcleo de estudos em Biomecânica Aplicada à Reabilitação Humana, acontece de 7 a 11 de junho e será totalmente on-line e gratuito. O evento conta com palestras de pesquisadores e apresentação de painéis com estudantes. Clique aquí para fazer a inscrição no site.
O professor-pesquisador, coordenador de pesquisas e gerente do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra, do ISD, Edgard Morya, o professor-pesquisador e coordenador do Mestrado em Neuroengenharia do Instituto, Fabrício Lima Brasil, e o engenheiro mecânico e mestrando em neuroengenharia Mouhamed Zorkot serão os representantes do Nordeste no Simpósio e participam de palestras nos três dias do evento, que tem foco na produção de conhecimento em tecnologia para construção de sistemas inteligentes, destinados à adaptação e acessibilidade humana.
Rehabilitación
Para o futuro neuroengenheiro, Mouhamed Zorkot, que falará no evento sobre “Equipamentos robóticos e Inteligência Artificial na reabilitação humana”, o Simpósio de Biomecânica Aplicada busca dar visibilidade a trabalhos que envolvem saúde e tecnologia, que fazem parte da atuação do Instituto.
“O objetivo é transmitir conhecimento e falar das nossas experiências em relação às tecnologias que já existem para que profissionais de saúde possam ajudar pacientes paraplégicos, que sofrem Acidente Vascular Cerebral (AVC), ou que precisam de próteses de algum membro. Também para mostrar a estudantes que se interessem em seguir carreira nas áreas da neuroengenharia, as inovações que desenvolvemos e o que existe hoje no mercado. Então, o evento atinge muitos públicos e é uma oportunidade de apresentar o trabalho feito pelo ISD”, disse.
Pesquisas desenvolvidas no ISD por professores-pesquisadores e alunos – entre eles, Mouhamed – utilizam a inteligência artificial para desenvolver sistemas robóticos que auxiliam na reabilitação humana. Segundo o mestrando, tais pesquisas buscam ajudar pessoas que têm dificuldades de mobilidade causadas por doenças como Lesão Medular e Acidente Vascular Encefálico (AVE).
Palestras
Os professores-pesquisadores Edgard Morya e Fabrício Brasil vão comandar as palestras com os temas “Neuroengenharia: oportunidades, pesquisa, inovação e desenvolvimento” e “Interface Cérebro-máquina, neuromodulação, tecnologia assistiva, soluções simples para a saúde”, respectivamente.
Outras palestras com temas como “Sistema de inteligência artificial para o auxílio à tomada de decisão em triagem e diagnóstico de pacientes da COVID-19” e “Inteligência computacional aplicada à detecção de câncer de mama”, também fazem parte da programação do Simpósio. Confira toda a programação aqui.
Registro
O 1° Simpósio de Biomecânica Aplicada segue com inscrições abertas e serão fornecidos certificados de participação aos inscritos. Clique aquí para se inscrever.
Texto: Kamila Tuenia/ Ascom – ISD
Consultoría de comunicación
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880
Instituto Santos Dumont (ISD)
Es una Organización Social vinculada al Ministerio de Educación (MEC) y engloba al Instituto Internacional de Neurociencia Edmond y Lily Safra y al Centro de Educación e Investigación en Salud Anita Garibaldi, ambos en Macaíba. La misión del ISD es promover la educación para la vida, formando ciudadanos a través de acciones integradas de enseñanza, investigación y extensión, además de contribuir para una transformación más justa y humana de la realidad social brasileña.