Dois neuroengenheiros formados pelo Instituto Santos Dumont (ISD) darão continuidade às suas pesquisas fora do Brasil. Gerôncio Oliveira e Emille Alves, egressos do Programa de Pós-Graduação em Neuroengenharia (PPGN), foram aprovados no programa de doutorado em Translational Neurosciences and Neurotechnologies (Neurociências Translacionais e Neurotecnologias, em tradução livre), do Instituto Italiano de Tecnologia, vinculado à Universidade de Ferrara, na Itália.
O doutorado, com duração de três anos, explora linhas de pesquisa avançadas em neurociências e tecnologias neurais. Durante o período na Itália, os pesquisadores terão a oportunidade de expandir estudos iniciados no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), unidade do ISD localizada em Macaíba/RN.
O psicólogo Gerôncio Oliveira pretende utilizar técnicas de aprendizado de máquina (Machine Learning) para investigar relações entre dados de eletroencefalografia (EEG) e captura de movimento em tarefas motoras conjuntas realizadas por duas pessoas. Embora sua dissertação de mestrado tenha focado em memória contextual em modelos animais, ele destacou como o aprendizado multidisciplinar no ISD ampliou suas possibilidades de atuação.
“Para mim, esse é o principal ponto positivo do IIN-ELS: a oportunidade de explorar diversas áreas e seguir no doutorado na que mais gostei. Embora meu projeto de mestrado não tenha envolvido o uso de EEG ou de captura de movimento, tive a chance de aprender a conhecê-los em projetos paralelos e nas disciplinas, o que agora me permite aprofundar as pesquisas utilizando esses métodos de coleta de dados”, comentou Gerôncio.
Já a fonoaudióloga Emille Alves, aprovada na linha de pesquisa Neurophysiology of Communication and Neurotechnologies (Neurofisiologia da Comunicação e Neurotecnologias), pretende explorar como o cérebro processa comportamentos comunicativos e linguísticos, além de desenvolver interfaces neurais inovadoras para decodificação cerebral.
Durante o mestrado, Emille aprofundou sua compreensão dos mecanismos neurofisiológicos envolvidos na perda auditiva causada por exposição prolongada a ruídos intensos, destacando o impacto desse tipo de dano na integridade do sistema auditivo. Ela ressaltou a importância dessa experiência para sua formação e para o direcionamento de sua carreira acadêmica.
“O mestrado de neuroengenharia me abriu várias novas portas, mas sem fechar nenhuma daquelas já abertas quando saí da graduação. Me permitiu repensar conhecimentos já adquiridos e complementá-los, enquanto aprendia coisas novas”, afirmou.
A aprovação dos dois egressos reafirma a excelência da formação multidisciplinar oferecida pelo ISD, consolidando o Instituto como referência nacional e internacional em Neuroengenharia. Ambos embarcarão em breve para a Itália, levando consigo a base científica construída no Brasil e prontos para contribuir com pesquisas de ponta no campo das neurociências.
el maestro
Criado em 2013, o Mestrado em Neuroengenharia do ISD é o primeiro e único da área reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) no Brasil. Gratuito e com duração de 24 meses, o programa prepara profissionais para atuar de forma global e interdisciplinar, promovendo avanços em pesquisas e desenvolvimento de tecnologias inovadoras.
Com a Engenharia Biomédica como área de concentração, as atividades do curso são realizadas no IIN-ELS, em Macaíba, a cerca de 25 km de Natal/RN. Para facilitar o acesso, o ISD oferece transporte gratuito para os alunos entre as duas cidades.
ACERCA DEL Distrito Escolar Independiente
El Instituto Santos Dumont es una Organización Social vinculada al Ministerio de Educación (MEC) y engloba al Instituto Internacional de Neurociencia Edmond y Lily Safra y al Centro de Educación e Investigación en Salud Anita Garibaldi, ambos en Macaíba. La misión del ISD es promover la educación para la vida, formando ciudadanos a través de acciones integradas de enseñanza, investigación y extensión, además de contribuir para una transformación más justa y humana de la realidad social brasileña.