26/01/2017
Texto y fotos: Ariane Mondo – Ascom ISD
No dia 19 de janeiro de 2017 foi oficialmente iniciado o projeto Equinoterapia Potiguar, que passa a oferecer, a partir de agora, essa terapia complementar a crianças atendidas em Macaíba (RN) pelo Servicio de Atención Multidisciplinar al Trastorno del Espectro Autista (SEMEA) de Centro de Educación e Investigación en Salud Anita Garibaldi (CEPS). O Projeto Equoterapia Potiguar é uma parceria entre o CEPS, unidade do Instituto Santos Dumont (ISD) y el Escuela Agrícola de Jundiaí (EAJ), desde el Universidad Federal de Río Grande del Norte (UFRN). Atualmente, no estado, essa é a única oferta da equoterapia destinada exclusivamente a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
As sessões são individualizadas, oferecidas a partir das necessidades de cada criança atendida pelo SEMEA e ocorrerão semanalmente durante 30 minutos, tempo estimado como o ideal tanto para o praticante, quanto para o cavalo. O período de acompanhamento na equoterapia varia de um a dois anos e no primeiro dia de práticas todos os profissionais envolvidos lembraram aos responsáveis pelas crianças participantes que essa é uma terapia complementar e não substitui outras intervenções terapêuticas e educacionais.
Sobre a equoterapia
A Equoterapia é um método educacional e terapêutico, que utiliza o cavalo como instrumento de trabalho dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação. O método foi reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina como recurso terapêutico complementar em abril de 1997 e também como método educacional pela Divisão de Ensino Especial da Secretaria de Educação do Distrito Federal, instituição conveniada à Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-BRASIL). Atualmente, tramita no Congresso Nacional projeto de lei que prevê que a Equoterapia seja oferecida como método terapêutico pelo SUS. Em pacientes com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), a equoterapia pode potencializar formas de comunicação, socialização, autoconfiança e autoestima dos praticantes e seus familiares.
O projeto Equoterapia Potiguar aceita doações a partir de R$ 50,00 para ajudar na manutenção dos cavalos envolvidos e do espaço utilizado nas práticas, o picadeiro. Quem doa, recebe um boné com a logomarca do projeto como forma de agradecimento. Mais informações sobre como contribuir: equoterapiapotiguar@gmail.com