31/03/16
Texto y fotos: Ariane Mondo – Ascom ISD
No dia 29 de março, as unidades do Instituto Santos Dumont (ISD) de Macaíba (RN) receberam uma comitiva de doze representantes do sistema Fecomércio do Rio Grande do Norte, composto pela Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do RN, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial-Senac e pelo Serviço Social do Comércio-Sesc. Também estiveram na visita alguns empresários vinculados à Câmara dos Diretores Lojistas (CDL) e Casa do Empresário, ambas de Macaíba.
Os visitantes foram ao Centro de Educación Científica Colegio Alfredo J. Monteverde (unidade Macaíba) e conheceram um pouco sobre a filosofia do projeto explicada por Dora Montenegro, diretora dos Centros de Educación Científica (CEC) do ISD. Ela disse que as oficinas científicas dos CECs são oferecidas no contraturno escolar a alunos de escolas públicas que estejam no segundo segmento do ensino fundamental e também a alunos do ensino médio, no caso de uma das oficinas oferecidas na unidade de Natal. No Rio Grande do Norte, os CECs têm unidades em Natal e Macaíba, além de uma em Serrinha, na Bahia.
Reginaldo Freitas Júnior, diretor de ensino e pesquisa do ISD, explicou aos visitantes sobre o trabalho desenvolvido em cada uma das cinco unidades em funcionamento do Instituto Santos Dumont. Ele falou dos programas institucionais, mencionando os projetos existentes e os que estão em planejamento, além de citar parcerias e apoios consolidados.
Os visitantes foram ainda ao Centro de Educación e Investigación en Salud Anita Garibaldi (CEPS) e ao Instituto Internacional de Neurociencias Edmond y Lily Safra (IIN-ELS). No CEPS, a comitiva pôde conhecer mais sobre os tipos de atendimentos realizados nesta unidade e entender que seu diferencial é o trabalho interprofissional e a formação continuada dos profissionais de saúde. Na parada seguinte, Edgard Morya, coordenador de pesquisa do IIN-ELS, falou sobre o funcionamento dessa unidade, focando nas linhas de pesquisa, no mestrado em neuroengenharia e também nos estudos pioneiros envolvendo experimentos com registros de atividades cerebrais, tendo como objetivo a investigação de novos tratamentos para pacientes com lesão medular e doença de Parkinson, por exemplo.
O presidente do sistema Fecomércio no RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, agradeceu a receptividade e parabenizou a equipe do ISD pelo projeto que considera “bastante importante para o desenvolvimento da ciência e tecnologia”. Ele se disse muito feliz de ver que existem projetos como os do ISD, que contribuem com a cidade de Macaíba e o Rio Grande do Norte. Auri Simplício, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Macaíba, disse que o trabalho realizado pelo ISD no estado é imensurável. Ele falou sobre a importância de visitas como essa para que as pessoas conheçam e entendam o que é feito no Instituto Santos Dumont.
A comitiva encerrou a visita nos edifícios da Escola de Educação Básica Lygia Maria Rocha Laporta (foto no topo) e nas futuras instalações do IIN-ELS, ambos localizados no Campus del cerebro, cuja obra tem verba do Ministerio de Educación e a construção está sob responsabilidade da Universidad Federal de Rio Grande do Norte (UFRN). Após a conclusão das obras, o Campus do Cérebro passará a ser gerido pelo Instituto Santos Dumont.
Mais sobre o Instituto Santos Dumont: AQUÍ
Mais sobre os Centros de Educação Científica: Natal e Macaíba | Serrinha
Mais sobre o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi AQUÍ
Mais sobre o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra AQUÍ
Mais sobre a Escola de Educação Básica Lygia Maria Rocha Laporta AQUÍ
Mais sobre o Campus do Cérebro AQUÍ