Iniciación Científica Junior: conozca a los jóvenes de Macaíba que están dando sus primeros pasos en neuroingeniería y descubra cómo convertirse en uno de ellos

Publicado en 18 de agosto de 2023

Ao menos duas vezes por semana, Wesley Davi Tavares, de 17 anos, e Natan Felipe, de 16 anos, saem de suas casas no município de Macaíba (RN) e pegam a condução que os levará até o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), uma das unidades do Instituto Santos Dumont (ISD), localizadas na zona rural do município. Estudantes do 1º ano de Ensino Médio no Centro de Atenção Integrada à Criança (CAIC) de Macaíba, Wesley e Natan são pesquisadores de Iniciação Científica Júnior e desenvolvem atividades de pesquisa ao lado de mestrandos e doutores do ISD. “Estar aqui ampliou muito minha visão de mundo em si, e do que eu entendo que pode ser a pesquisa. Hoje, meu olhar para a ciência é completamente diferente, sei que posso fazer parte disso”, afirma Wesley Davi. 


Os jovens foram contemplados com bolsas de Iniciação Científica Júnior, prêmio concedido aos trabalhos de destaque desenvolvidos por alunos de escolas públicas na 1ª Feira de Ciências do ISD, que aconteceu em 2022. A bolsa é financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) No evento, estudantes de diversas instituições de ensino submeteram projetos científicos, e participaram de mentorias com estudantes e professores do Mestrado em Neuroengenharia do ISD para dar vida às ideias. No caso de Wesley e Natan, o objetivo era tentar utilizar o Metaverso de forma positiva na área da saúde. 


Quase um ano depois de sua entrada no ISD, circuitos, robótica e programação passaram a fazer parte do vocabulário diário dos estudantes, que desenvolvem atividades nos vários laboratórios da instituição. “Atualmente, estou muito ligado à parte de robótica. Passei a amar mexer e tentar compreender melhor esses robôs”, diz Natan. Ele, que tem como sonho ser cineasta, afirma que o conhecimento científico adquirido é algo que vai agregar diretamente à sua prática futura. “Pode parecer não relacionado a princípio, mas tudo que estou aprendendo aqui vai impactar no que quero fazer no futuro. Mais do que os conhecimentos técnicos, o acolhimento das pessoas e o espaço permite que a gente aprenda coisas novas o tempo todo”, completa. 


Wesley, por sua vez, pretende continuar na carreira científica e se tornar programador. “A programação é uma área da qual estou me aproximando cada vez mais, e hoje tenho o sonho de continuar persistindo nessa área e, futuramente, me tornar um programador”, destaca o jovem. 


Programa Jovens Cientistas – Ciência, Tecnologia e Inovação para Desafios Globais.

Atualmente, o ISD possui um edital aberto para a primeira edição do Programa Jovens Cientistas – Ciência, Tecnologia e Inovação para Desafios Globais. O programa é voltado para estudantes de escolas públicas do Ensino Médio e Técnico de Macaíba, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de soluções viáveis para desafios globais e ampliar a presença de jovens na ciência.


“É na escola que muitas vezes começamos a despertar o interesse pela ciência. Acreditamos que é fundamental plantar essa semente desde cedo, para que esses alunos vejam que essa é uma possibilidade real e que pode ser perseguida. Além disso, a interação entre eles e alunos de mestrado, por exemplo, torna o ambiente muito rico em trocas de experiências”, destaca a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Neuroengenharia do ISD, Carolina Gonzalez. 


O prazo para submissão é o dia 1º de outubro, via formulário disponível no link: https://forms.gle/jGsdAYWFViVjygg88. O edital completo está disponível em www.isd.org.br > “Comunicação e Eventos” > “Simpósio de Neuroengenharia”. Seis dos projetos submetidos serão escolhidos para apresentação no IX Simpósio de Neuroengenharia, que acontece entre os dias 16 e 19 de outubro de 2023 no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), uma das sedes do ISD em Macaíba. Além disso, dentre essas propostas apresentadas, três serão selecionadas para uma mentoria junto aos professores pesquisadores do ISD, durante a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 


ACERCA DEL Distrito Escolar Independiente

El Instituto Santos Dumont es una Organización Social vinculada al Ministerio de Educación (MEC) y engloba al Instituto Internacional de Neurociencia Edmond y Lily Safra y al Centro de Educación e Investigación en Salud Anita Garibaldi, ambos en Macaíba. La misión del ISD es promover la educación para la vida, formando ciudadanos a través de acciones integradas de enseñanza, investigación y extensión, además de contribuir para una transformación más justa y humana de la realidad social brasileña.

Consultoría de comunicación
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Comparte esta noticia

Recomendado

Más noticias

Iniciación Científica Junior: conozca a los jóvenes de Macaíba que están dando sus primeros pasos en neuroingeniería y descubra cómo convertirse en uno de ellos

Ao menos duas vezes por semana, Wesley Davi Tavares, de 17 anos, e Natan Felipe, de 16 anos, saem de suas casas no município de Macaíba (RN) e pegam a condução que os levará até o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), uma das unidades do Instituto Santos Dumont (ISD), localizadas na zona rural do município. Estudantes do 1º ano de Ensino Médio no Centro de Atenção Integrada à Criança (CAIC) de Macaíba, Wesley e Natan são pesquisadores de Iniciação Científica Júnior e desenvolvem atividades de pesquisa ao lado de mestrandos e doutores do ISD. “Estar aqui ampliou muito minha visão de mundo em si, e do que eu entendo que pode ser a pesquisa. Hoje, meu olhar para a ciência é completamente diferente, sei que posso fazer parte disso”, afirma Wesley Davi. 


Os jovens foram contemplados com bolsas de Iniciação Científica Júnior, prêmio concedido aos trabalhos de destaque desenvolvidos por alunos de escolas públicas na 1ª Feira de Ciências do ISD, que aconteceu em 2022. A bolsa é financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) No evento, estudantes de diversas instituições de ensino submeteram projetos científicos, e participaram de mentorias com estudantes e professores do Mestrado em Neuroengenharia do ISD para dar vida às ideias. No caso de Wesley e Natan, o objetivo era tentar utilizar o Metaverso de forma positiva na área da saúde. 


Quase um ano depois de sua entrada no ISD, circuitos, robótica e programação passaram a fazer parte do vocabulário diário dos estudantes, que desenvolvem atividades nos vários laboratórios da instituição. “Atualmente, estou muito ligado à parte de robótica. Passei a amar mexer e tentar compreender melhor esses robôs”, diz Natan. Ele, que tem como sonho ser cineasta, afirma que o conhecimento científico adquirido é algo que vai agregar diretamente à sua prática futura. “Pode parecer não relacionado a princípio, mas tudo que estou aprendendo aqui vai impactar no que quero fazer no futuro. Mais do que os conhecimentos técnicos, o acolhimento das pessoas e o espaço permite que a gente aprenda coisas novas o tempo todo”, completa. 


Wesley, por sua vez, pretende continuar na carreira científica e se tornar programador. “A programação é uma área da qual estou me aproximando cada vez mais, e hoje tenho o sonho de continuar persistindo nessa área e, futuramente, me tornar um programador”, destaca o jovem. 


Programa Jovens Cientistas – Ciência, Tecnologia e Inovação para Desafios Globais.

Atualmente, o ISD possui um edital aberto para a primeira edição do Programa Jovens Cientistas – Ciência, Tecnologia e Inovação para Desafios Globais. O programa é voltado para estudantes de escolas públicas do Ensino Médio e Técnico de Macaíba, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de soluções viáveis para desafios globais e ampliar a presença de jovens na ciência.


“É na escola que muitas vezes começamos a despertar o interesse pela ciência. Acreditamos que é fundamental plantar essa semente desde cedo, para que esses alunos vejam que essa é uma possibilidade real e que pode ser perseguida. Além disso, a interação entre eles e alunos de mestrado, por exemplo, torna o ambiente muito rico em trocas de experiências”, destaca a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Neuroengenharia do ISD, Carolina Gonzalez. 


O prazo para submissão é o dia 1º de outubro, via formulário disponível no link: https://forms.gle/jGsdAYWFViVjygg88. O edital completo está disponível em www.isd.org.br > “Comunicação e Eventos” > “Simpósio de Neuroengenharia”. Seis dos projetos submetidos serão escolhidos para apresentação no IX Simpósio de Neuroengenharia, que acontece entre os dias 16 e 19 de outubro de 2023 no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), uma das sedes do ISD em Macaíba. Além disso, dentre essas propostas apresentadas, três serão selecionadas para uma mentoria junto aos professores pesquisadores do ISD, durante a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 


ACERCA DEL Distrito Escolar Independiente

El Instituto Santos Dumont es una Organización Social vinculada al Ministerio de Educación (MEC) y engloba al Instituto Internacional de Neurociencia Edmond y Lily Safra y al Centro de Educación e Investigación en Salud Anita Garibaldi, ambos en Macaíba. La misión del ISD es promover la educación para la vida, formando ciudadanos a través de acciones integradas de enseñanza, investigación y extensión, además de contribuir para una transformación más justa y humana de la realidad social brasileña.

Consultoría de comunicación
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Comparte esta noticia