O Instituto Santos Dumont (ISD) divulgou nesta terça-feira (04) a lista de candidatos aprovados na seleção 2021 da Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência. Os novos residentes irão compor a 4° turma do Programa de Pós-Graduação considerado pioneiro no Brasil.
Mais de 140 candidatos participaram do processo seletivo 2021. Oito, desse total, foram aprovados. As vagas serão preenchidas por profissionais formados nos cursos de Fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicologia e Serviço Social. A nova turma terá dois residentes de cada área.
Matrícula
A matrícula dos candidatos aprovados acontecerá nos dias 25 e 26 de fevereiro. A documentação a ser entregue, prevista no edital de matrícula, deve ser enviada virtualmente via formulário. O ato da matrícula, inicialmente previsto para acontecer presencialmente, sofreu alterações em razão do agravamento do estado de pandemia no Rio Grande do Norte.
Com o envio virtual da documentação, os ingressantes devem apresentar as vias originais dos documentos presencialmente à Secretaria para verificação, no dia do início das atividades da Residência, data a ser definida pela coordenação do Programa de Residência.
Existindo vagas não preenchidas em razão de desistência, serão convocados candidatos classificados na lista de espera, no prazo de até 30 dias corridos após o início do Programa.
Residencia
A Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência é oferecida pelo ISD desde 2018. O programa tem como principal campo de atuação o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi e o Centro Especializado em Reabilitação Física, Auditiva e Intelectual (CER III), do ISD. Os candidatos matriculados poderão ser alocados também no Instituto Internacional de Neurociencia Edmond y Lily Safra (IIN-ELS), de acuerdo con las actividades definidas por la coordinación de la Residencia, con el fin de atender las necesidades de integración docente-investigativa del Instituto Santos Dumont.
O ISD é referência em saúde materno-infantil, da pessoa com deficiência, em neurociências e neuroengenharia. O atendimento à população é oferecido por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e, no CER, engloba pessoas com epilepsia refratária; Parkinson; Transtorno do Espectro Autista (TEA); lesão medular; microcefalia; deficiência auditiva; prematuridade e bexiga neurogênica. Trata-se do primeiro CER do Nordeste do Brasil com atuação integrada a um sistema de pesquisa e inovação por meio de trabalho conjunto com o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra.
Texto: Kamila Tuenia / Pasante de Periodismo / Ascom – ISD
Consultoría de comunicación
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880
Instituto Santos Dumont (ISD)
Es una Organización Social vinculada al Ministerio de Educación (MEC) y engloba al Instituto Internacional de Neurociencia Edmond y Lily Safra y al Centro de Educación e Investigación en Salud Anita Garibaldi, ambos en Macaíba. La misión del ISD es promover la educación para la vida, formando ciudadanos a través de acciones integradas de enseñanza, investigación y extensión, además de contribuir para una transformación más justa y humana de la realidad social brasileña.