Em 29 de setembro a equipe pedagógica dos Centros de Educación Científica (CEC) participou da XIV Reunião Ampliada do Comitê Territorial de Educação Integral do RN, ocasião em que se formalizou a inclusão do CEC Natal nesse fórum de especialistas, que reflete e desenvolve políticas públicas indutoras de educação integral no Estado. Dora Montenegro, Diretora dos Centros de Educación Científica (CEC), considera esse um importante espaço de interlocução com outros profissionais da educação: “Com a inclusão formal do ISD nesse Comitê, o trabalho desenvolvido nos CECs poderá contribuir na ampliação dos espaços de aprendizagens necessários na implementação da educação integral”, explicou ela.
No mesmo evento, em outro momento do dia, os educadores dos CECs de Natal-RN e Macaíba-RN também participaram da I Jornada Potiguar de Educação Integral, que ocorreu na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com o objetivo de fomentar o diálogo e a reflexão sobre a Educação Integral na atualidade, contribuindo para práticas e políticas públicas que possam garantir o alcance das Metas do Plano Nacional de Educação relacionadas a essa temática. A abertura da Jornada foi feita pela Professora Márcia Gurgel, Diretora do Centro de Educação da UFRN, representando a Reitora Ângela Maria Paiva. Em sua fala, Márcia destacou a importância do debate acerca da educação integral e o diálogo entre a Universidade, Secretarias de Educação, escolas e demais setores da sociedade para a proposição de práticas integradoras.
Em seguida, houve conferência da Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Jaqueline Moll, que abordou o tema “Uma Agenda para a Educação integral no Século XXI”. Durante sua fala, a educadora citou exemplos de práticas pedagógicas brasileiras diferentes das tradicionais e promoveu reflexões sobre a realidade e os desafios da Educação Integral no Brasil. No período entre 2007 e 2013, Jaqueline foi diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica no MEC e é autora de diversas publicações sobre Educação Integral, incluindo o livro “Caminhos da Educação Integral no Brasil”, uma referência nessa área.
Texto y fotos: Ariane Mondo / Ascom – ISD
Consultoría de comunicación
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880
Instituto Santos Dumont (ISD)
Organización social que mantiene vínculos con el Ministerio de Educación (MEC) y cuya misión es promover la educación para la vida, formando ciudadanos a través de acciones integradas de enseñanza, investigación y extensión y contribuyendo a la transformación más justa y humana de la realidad social brasileña.