ISD promove ação de educação permanente para Centros de Reabilitação potiguares

Publicado en 3 de mayo de 2022

A identificação precoce e correta dos sinais do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e a distinção dos sintomas da Deficiência Intelectual (DI) são desafios na rede pública de saúde em todo o Brasil. Visando mitigar essa problemática no Rio Grande do Norte, o Instituto Santos Dumont (ISD) irá promover uma ação de educação permanente gratuita, com duração de 24 meses, voltada aos profissionais da saúde que atuam nos Centros Especializados em Reabilitação espalhados pelo território potiguar. São ofertadas 100 vagas e as inscrições se encerram no próximo dia 4 de maio, com início das aulas previsto para o dia 9 do mesmo mês. 

 

A formação é financiada pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD), do Ministério da Saúde, que incentiva ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos, que atuam no campo da pessoa com deficiência. Os profissionais irão participar de atividades voltadas à “Atenção ao Transtorno do Espectro do Autismo e Deficiência Intelectual: uma necessidade para a integralidade do cuidado no Sistema Único de Saúde (SUS)”. As atividades serão desenvolvidas por professores especialistas na área, como a Profa. Dra. Izabel Hazin, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por exemplo. 

 

O objetivo geral desse projeto é auxiliar profissionais de saúde de Centros Especializados em Reabilitação do Estado do Rio Grande do Norte no acolhimento, manejo e desenvolvimento de ações de cuidado à saúde, voltadas para o diagnóstico diferencial entre Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro do Autismo, assim como para a reabilitação intelectual de crianças com diagnóstico de DI ou TEA. As atividades têm como público-alvo a equipe multiprofissional de reabilitação (psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais) desses Centros.

 

“Torna-se necessário e urgente o desenvolvimento de atividades de educação permanente voltadas para robustecer a formação de profissionais de saúde em um cenário regional, onde há alta prevalência de pessoas com deficiência – 23,9% da população brasileira possui pelo menos uma deficiência (visual, auditiva, motora ou intelectual). O Estado do Rio Grande do Norte possui o maior índice (taxa de 27,76% acima da média nacional). Das quatro deficiências investigadas (visual, auditiva, motora e intelectual) há 30.634 pessoas em grau severo ou com deficiência intelectual e estima-se 2.941 pessoas com diagnósticos que justificam a reabilitação na área da deficiência intelectual, segundo dados do Censo Demográfico de 2010. Os números atuais podem ser ainda maiores”, ressalta a preceptora neuropsicóloga Samantha Maranhão, coordenadora das Atividades de Educação em Saúde do ISD. 

 

Vagas

 

As 100 vagas estão distribuídas entre os seguintes Centros:

 

Centro Especializado em Reabilitação (CER IV ISD) – Macaíba

Centro Especializado em Reabilitação (CER II)  – Areia Branca

Centro Especializado em Reabilitação (Antigo CRI) – Natal

Centro Especializado em Reabilitação (CER III) – Caicó

Centro Especializado em Reabilitação (CER III) – São José de Mipibu

Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) – Pau dos Ferros

Centro Especializado em Reabilitação (CER III) – Guamaré

Centro Especializado em Reabilitação (CER II) – Santa Cruz

Centro Especializado em Reabilitação (CER III) / Clínica Prof. Heitor Carrilho – Natal

Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) – Natal 

Centro de Saúde Auditiva (Suvag) – Natal  

 

Atividades

 

O conteúdo programático está dividido em 636 horas/aula (compreendidos encontros remotos e presenciais com práticas profissionais), nos seguintes temas:

 

Ensino a Distância

 

Apresentação do Instituto Santos Dumont (ISD) – 16 horas/aula;

Contribuições da Neurologia para o diagnóstico diferencial entre DI e TEA –  32 horas/aula;

Escalas IRDI e M-CHAT – 32 horas/aula;

Contribuições da Neuropsicologia para o diagnóstico diferencial entre TEA e DI – 32 horas/aula;

Contribuições da Fonoaudiologia para o diagnóstico diferencial entre TEA e DI – 32 horas/aula;

Contribuições da Terapia Ocupacional para o diagnóstico diferencial entre TEA e DI – 32 horas/aula;

Práticas de Integração Ensino-Serviço-Comunidade (Piesc) – 72 horas/aula;

Projeto Terapêutico Singular (PTS) aplicado à reabilitação intelectual – 32 horas/aula;

Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) aplicada à reabilitação intelectual – 32 horas/aula;

 

Prática profissional 

 

O trabalho da Equipe Multiprofissional na reabilitação intelectual do TEA e DI – 320 horas/aula;

Encerramento do curso – 4 horas/aula.

 

Registro

 

As inscrições estão abertas até o próximo dia 4 de maio e são gratuitas.  

 

Devem ser feitas através do link enviado para cada CER.

Texto:  Ricardo Araújo / Ascom – ISD

Foto: Ricardo Araújo / Ascom – ISD

Consultoría de comunicación
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880

Instituto Santos Dumont (ISD)

Es una Organización Social vinculada al Ministerio de Educación (MEC) y engloba al Instituto Internacional de Neurociencia Edmond y Lily Safra y al Centro de Educación e Investigación en Salud Anita Garibaldi, ambos en Macaíba. La misión del ISD es promover la educación para la vida, formando ciudadanos a través de acciones integradas de enseñanza, investigación y extensión, además de contribuir para una transformación más justa y humana de la realidad social brasileña.

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comunicacao@isd.org.br
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A formação é financiada pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD), do Ministério da Saúde, que incentiva ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos, que atuam no campo da pessoa com deficiência. Os profissionais irão participar de atividades voltadas à “Atenção ao Transtorno do Espectro do Autismo e Deficiência Intelectual: uma necessidade para a integralidade do cuidado no Sistema Único de Saúde (SUS)”. As atividades serão desenvolvidas por professores especialistas na área, como a Profa. Dra. Izabel Hazin, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por exemplo. 

 

O objetivo geral desse projeto é auxiliar profissionais de saúde de Centros Especializados em Reabilitação do Estado do Rio Grande do Norte no acolhimento, manejo e desenvolvimento de ações de cuidado à saúde, voltadas para o diagnóstico diferencial entre Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro do Autismo, assim como para a reabilitação intelectual de crianças com diagnóstico de DI ou TEA. As atividades têm como público-alvo a equipe multiprofissional de reabilitação (psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais) desses Centros.

 

“Torna-se necessário e urgente o desenvolvimento de atividades de educação permanente voltadas para robustecer a formação de profissionais de saúde em um cenário regional, onde há alta prevalência de pessoas com deficiência – 23,9% da população brasileira possui pelo menos uma deficiência (visual, auditiva, motora ou intelectual). O Estado do Rio Grande do Norte possui o maior índice (taxa de 27,76% acima da média nacional). Das quatro deficiências investigadas (visual, auditiva, motora e intelectual) há 30.634 pessoas em grau severo ou com deficiência intelectual e estima-se 2.941 pessoas com diagnósticos que justificam a reabilitação na área da deficiência intelectual, segundo dados do Censo Demográfico de 2010. Os números atuais podem ser ainda maiores”, ressalta a preceptora neuropsicóloga Samantha Maranhão, coordenadora das Atividades de Educação em Saúde do ISD. 

 

Vagas

 

As 100 vagas estão distribuídas entre os seguintes Centros:

 

Centro Especializado em Reabilitação (CER IV ISD) – Macaíba

Centro Especializado em Reabilitação (CER II)  – Areia Branca

Centro Especializado em Reabilitação (Antigo CRI) – Natal

Centro Especializado em Reabilitação (CER III) – Caicó

Centro Especializado em Reabilitação (CER III) – São José de Mipibu

Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) – Pau dos Ferros

Centro Especializado em Reabilitação (CER III) – Guamaré

Centro Especializado em Reabilitação (CER II) – Santa Cruz

Centro Especializado em Reabilitação (CER III) / Clínica Prof. Heitor Carrilho – Natal

Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) – Natal 

Centro de Saúde Auditiva (Suvag) – Natal  

 

Atividades

 

O conteúdo programático está dividido em 636 horas/aula (compreendidos encontros remotos e presenciais com práticas profissionais), nos seguintes temas:

 

Ensino a Distância

 

Apresentação do Instituto Santos Dumont (ISD) – 16 horas/aula;

Contribuições da Neurologia para o diagnóstico diferencial entre DI e TEA –  32 horas/aula;

Escalas IRDI e M-CHAT – 32 horas/aula;

Contribuições da Neuropsicologia para o diagnóstico diferencial entre TEA e DI – 32 horas/aula;

Contribuições da Fonoaudiologia para o diagnóstico diferencial entre TEA e DI – 32 horas/aula;

Contribuições da Terapia Ocupacional para o diagnóstico diferencial entre TEA e DI – 32 horas/aula;

Práticas de Integração Ensino-Serviço-Comunidade (Piesc) – 72 horas/aula;

Projeto Terapêutico Singular (PTS) aplicado à reabilitação intelectual – 32 horas/aula;

Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) aplicada à reabilitação intelectual – 32 horas/aula;

 

Prática profissional 

 

O trabalho da Equipe Multiprofissional na reabilitação intelectual do TEA e DI – 320 horas/aula;

Encerramento do curso – 4 horas/aula.

 

Registro

 

As inscrições estão abertas até o próximo dia 4 de maio e são gratuitas.  

 

Devem ser feitas através do link enviado para cada CER.

Texto:  Ricardo Araújo / Ascom – ISD

Foto: Ricardo Araújo / Ascom – ISD

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