O Instituto Santos Dumont (ISD) recebeu nesta quinta-feira, 28, o relatório analítico da Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Contrato de Gestão (CAACG) do Ministério da Educação (MEC) relativo ao ano de 2021. A instituição alcançou 98% da nota estabelecida para as metas, com 13 de seus 14 indicadores estabelecidos pelo órgão ministerial para o ano em referência. Os indicadores são parâmetros de aferição da qualidade do ensino e dos serviços prestados à população do Rio Grande do Norte através das unidades do ISD: o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita), e o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), localizados no município de Macaíba (RN).
O Contrato de Gestão do ISD tem como objetivo definir estratégias de ação para o cumprimento da missão da instituição enquanto Organização Social executora de políticas públicas, cujo impacto é medido através de indicadores e metas de desempenho pactuadas entre o ISD e o MEC. O relatório é avaliado por uma comissão constituída pelo órgão ministerial, composta por especialistas nas áreas de atuação do ISD. Além dessa avaliação, a CAACG propõe também recomendações, possíveis ações corretivas e novas metas e horizontes a serem alcançados pelo Instituto.
“Muito do crescimento e da maturidade que o ISD vivencia hoje se deve ao efeito sinérgico que a CAACG tem exercido nesse processo contínuo de acompanhamento e avaliação. Esse monitoramento é semestral e essa continuidade de observação e análise, somadas à solidez do perfil profissional dos avaliadores, têm contribuído fortemente para aprimorarmos nossos processos e práticas institucionais. Repito sempre que nossos avaliadores fazem parte do ISD e que são corresponsáveis diretos pelo êxito que temos obtido no nosso trabalho”, destacou o diretor-geral do ISD, Reginaldo Freitas Jr.
Ele representou a instituição na reunião, ao lado do diretor administrativo, Jovan Gadioli; do gerente do IIN-ELS, Edgard Morya; e da gerente do Anita, Lilian Lisboa. “Ficamos muito satisfeitos em ver como os fins do Instituto são alcançados por vocês nas práticas diárias”, destacou o presidente da CAACG, Fábio César Braga de Abreu e Lima.
O diretor administrativo do ISD, Jovan Gadioli, ressaltou a importância das avaliações e recomendações feitas pela Comissão para que as práticas do ISD tenham sempre no horizonte, o aprimoramento constante. “Eles garantem que estejamos sempre perseguindo as metas estabelecidas pelo MEC e uma gestão responsável em relação às nossas atividades fins, sem deixar de lado o compromisso fiscal com as atividades administrativas necessárias para alcançar nossos objetivos”, destacou.
A Comissão é composta por Fábio César Braga de Abreu e Lima, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), presidente da comissão; Felipe von Glehn Silva, da Universidade de Brasília (UnB); Renato Evangelista de Araújo, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Laerte Davi Cleto e Sylvia Helena Figueiredo Prata, do Ministério da Economia; e Eudes Gomes Pereira, do Ministério da Educação. Além dos membros titulares da Comissão, também participaram da reunião Vinicius Nunes e Jacqueline Silva, ambos representantes do MEC.
Contrato de gestão
No final de 2021, o Ministério da Educação renovou o contrato de gestão com o Instituto Santos Dumont por mais 10 anos, com vigência até 2030. “Foi muito bom para o ISD ter o fortalecimento da renovação do contrato de gestão com o MEC até 2030. Para todas as equipes foi muito bom e nos encheu de oxigênio para seguirmos na trajetória de estímulo, de transformação social”, frisou Reginaldo Freitas Jr.
Texto: Mariana Ceci / Ascom – ISD
Foto: Mariana Ceci / Ascom – ISD
Consultoría de comunicación
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880
Instituto Santos Dumont (ISD)
Es una Organización Social vinculada al Ministerio de Educación (MEC) y engloba al Instituto Internacional de Neurociencia Edmond y Lily Safra y al Centro de Educación e Investigación en Salud Anita Garibaldi, ambos en Macaíba. La misión del ISD es promover la educación para la vida, formando ciudadanos a través de acciones integradas de enseñanza, investigación y extensión, además de contribuir para una transformación más justa y humana de la realidad social brasileña.