O Instituto Santos Dumont (ISD) recepcionou, nesta semana, oito novos residentes do Programa de Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência (RESPCD), pioneiro no Brasil na área. Os novos residentes formam a quinta turma e cumprirão jornada semanal de 60 horas/aula pelos próximos dois anos. O Programa é desenvolvido nas unidades do ISD em Macaíba, que são o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita) e o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), que contempla a interface de atuação conjunta com o Programa de Pós-graduação em Neuroengenharia, também pioneiro no segmento no país.
“Nós temos a expectativa de serem residentes que compreendam as competências profissionais no cuidado à saúde da pessoa com deficiência e que, ao longo da formação, encontrem cenários que proporcionem aquisição de autonomia para atuação futura no mercado. Eles vieram muito motivados pela missão institucional com a expectativa de correspondê-los”, declara a preceptora multiprofissional neuropsicóloga e coordenadora das Atividades de Ensino em Saúde do ISD, Samantha Maranhão.
A RESPCD é direcionada, por enquanto, a profissionais das áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Serviço Social, agregando os âmbitos de ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo tanto a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), inserido no Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Plano Viver sem Limite. O ISD aguarda liberação de verba para pagamento de bolsas de estudo, junto ao Ministério da Educação, para inclusão de profissionais da Enfermagem e Terapia Ocupacional no programa, o que não tem prazo para ocorrer.
Os residentes irão atuar no cuidado à saúde de pessoas com deficiências auditiva, física, intelectual e visual e na assistência a usuários das Clínicas de Epilepsia, Parkinson, Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), Lesão Medular Infantojuvenil e Adulto, Microcefalia, Prematuridade e Bexiga Neurogênica.
Recepção
A nova turma foi recebida com uma programação dividida em atividades de acolhimento promovidas pelos preceptores multiprofissionais do ISD e residentes veteranos, que estão no segundo e último ano do curso. No primeiro dia no Instituto, os ingressantes se apresentaram e explicaram a alguns preceptores e residentes da segunda turma por quais motivos escolheram fazer o programa no ISD.
“Nesta primeira semana a gente apresenta aos novos residentes todo o trabalho do Instituto, as duas unidades e suas funções, explica quais são as atividades de ensino e como será a rotina deles ao longo dos próximos dois anos. Assim, tentamos integrá-los a uma nova forma de trabalho, conhecendo o novo ambiente, os preceptores e a atuação multiprofissional do ISD”, explica a coordenadora da Residência Multiprofissional, Lorenna Santiago.
Uma das novas ingressantes da Residência, a psicóloga formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Campus FACISA), Isabelly Oliveira, destaca que foi motivada a cursar a RESPCD por se identificar com a área do programa. “A questão da pessoa com deficiência me sensibiliza bastante por causa da minha irmã que é PCD. A partir disso, comecei a enxergar a importância de fortalecer o cuidado para esse público não só em saúde, mas socialmente, garantindo direitos de acesso a todas as pessoas com ou sem deficiência, à saúde, educação, cultura”.
Nesta sexta-feira, 4, os novos residentes conheceram a estrutura do CER ISD, montada no prédio do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita). “Os residentes conheceram o CER IV ISD, que é o principal cenário de atuação deles. Mostramos a atuação do ponto de vista assistencial, multiprofissional, no ensino, pesquisa e educação em saúde para os usuários e comunidade. Nosso objetivo é formar profissionais culturalmente qualificados e competentes para lidar com a saúde da pessoa com deficiência e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS)”, enfatiza Camila Simão, preceptora multiprofissional fisioterapeuta e coordenadora do CER ISD.
Residencia
A Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência é oferecida pelo ISD desde 2018. O programa tem como principal campo de atuação o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi e o Centro Especializado em Reabilitação Física, Auditiva, Visual e Intelectual (CER IV), do ISD, além disso, atividades também são desenvolvidas no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS).
O Programa de Residência do ISD agrega os âmbitos de ensino, pesquisa e extensão, com foco no fortalecimento da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).O ISD é referência em saúde materno-infantil, da pessoa com deficiência, em neurociências e neuroengenharia.
O atendimento à população é oferecido por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e, no CER, engloba pessoas com epilepsia farmacorresistente; Parkinson; Transtorno do Espectro do Autismo (TEA); Lesão Medular; Microcefalia; Deficiência Auditiva; Prematuridade e Bexiga Neurogênica. Trata-se do primeiro CER do Nordeste do Brasil com atuação integrada a um sistema de pesquisa e inovação por meio de trabalho conjunto com o IIN-ELS.
Texto: Kamila Tuênia e Ricardo Araújo / Ascom – ISD
Foto: Kamila Tuênia / Ascom – ISD
Consultoría de comunicación
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880
Instituto Santos Dumont (ISD)
Es una Organización Social vinculada al Ministerio de Educación (MEC) y engloba al Instituto Internacional de Neurociencia Edmond y Lily Safra y al Centro de Educación e Investigación en Salud Anita Garibaldi, ambos en Macaíba. La misión del ISD es promover la educación para la vida, formando ciudadanos a través de acciones integradas de enseñanza, investigación y extensión, además de contribuir para una transformación más justa y humana de la realidad social brasileña.