O Instituto Santos Dumont (ISD) teve um projeto de pesquisa aprovado no Programa Conhecimento Brasil, uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que fomenta projetos em rede com pesquisadores brasileiros no exterior. A pesquisa receberá aproximadamente R$ 440 mil em recursos, conforme anunciado na chamada final do programa.
Liderado pelo professor-pesquisador do ISD, Denis Delisle Rodriguez, o projeto tem como objetivo desenvolver sistemas inteligentes e intervenções baseadas em neurofeedback para aprimorar a atenção e a comunicação verbal em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). “O projeto apresenta como diferencial o uso de neurofeedback em múltiplas regiões corticais, utilizando interfaces cérebro-computador e cérebro-cérebro para melhorar habilidades cognitivas e de comunicação em crianças com TEA que não possuem linguagem verbal”, explica Denis.
O projeto busca oferecer três contribuições principais para crianças autistas com déficit de atenção e/ou sem comunicação verbal. A primeira é um novo modelo aplicado no treino da atenção sustentada, usando colaboração cérebro-cérebro em duplas de participantes. Com isso, espera-se promover a autorregulação de ondas cerebrais em regiões que aumentem o desempenho. A segunda contribuição é o desenvolvimento de uma terapia com jogos sérios, combinando o treino da atenção sustentada para melhorar habilidades comunicativas. Por fim, o projeto visa identificar regiões e ondas cerebrais envolvidas na reprodução mental de músicas, traduzindo esse conhecimento em uma nova terapia que estimule atividades cerebrais capazes de potencializar o início da fala em crianças sem comunicação verbal.
O pesquisador Denis Delisle Rodriguez reforça a relevância de investir em terapias inovadoras que contribuam para o diagnóstico precoce e o tratamento de pessoas com autismo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o TEA afeta cerca de uma a cada 100 crianças no mundo, evidenciando a necessidade de iniciativas que atendam esse público.
O Transtorno do Espectro do Autismo é caracterizado por dificuldades na comunicação e interação social, podendo envolver outras questões como comportamentos repetitivos, interesses restritos, problemas em lidar com estímulos sensoriais excessivos (som alto, cheiro forte, multidões), dificuldade de aprendizagem e adoção de rotinas muito específicas. Além disso, pode se manifestar em três níveis, que são definidos pelo grau de suporte que a pessoa necessita: nível 1 (suporte leve), nível 2 (suporte moderado) e nível 3 (suporte elevado).
Os recursos destinados pelo CNPq ao projeto serão aplicados na aquisição de equipamentos, como um sistema avançado para captura de atividade cerebral e computadores de alto desempenho, além de financiar o intercâmbio entre os pesquisadores envolvidos. Parte das atividades será realizada por pesquisadores brasileiros vinculados a programas de pesquisa no Canadá.
Além de Delisle, o projeto é conduzido pelos professores-pesquisadores do ISD André Azevedo Dantas e Gabriel Vasiljevic. Também integra a equipe o professor Tiago Henrique Falk, do Institut National de la Recherche Scientifique (Canadá), juntamente com os professores Anibal Cotrina Atencia e Mariane Lima de Souza, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e a professora Monilly Ramos Araújo Melo, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Conhecimento Brasil
O Programa Conhecimento Brasil, executado pelo CNPq, é uma das dez ações prioritárias definidas em 2023 pelo conselho do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Ele faz parte da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para o período de 2023 a 2030.
Acerca del distrito escolar independiente
El Instituto Santos Dumont (ISD) es una Organización Social vinculada al Ministerio de Educación (MEC) y engloba al Instituto Internacional de Neurociencia Edmond y Lily Safra y al Centro de Educación e Investigación en Salud Anita Garibaldi, ambos en Macaíba. La misión del ISD es promover la educación para la vida, formando ciudadanos a través de acciones integradas de enseñanza, investigación y extensión, además de contribuir para una transformación más justa y humana de la realidad social brasileña.