Os profissionais da área da saúde que integram a equipe multiprofissional do Centro Especializado em Reabilitação do Instituto Santos Dumont (CER ISD) se reuniram nesta segunda-feira, 28, para debater as competências no cuidado à saúde da pessoa com deficiência dentro da programação anual das Oficinas de Preceptoria. O objetivo dos encontros, que ocorrem mensalmente, é aprimorar o processo de trabalho de preceptoria e a disseminação do conteúdo junto aos residentes, graduandos e mestrandos.
De acordo com a preceptora multiprofissional Samantha Maranhão, que coordena as atividades de Ensino e Pesquisa em Saúde no Instituto Santos Dumont, a Oficina de Preceptoria é uma estratégia de educação permanente interna para aperfeiçoamento e atualização dos processos de trabalho em preceptoria e no cuidado à saúde da pessoa com deficiência. “Os estudantes saem do ISD mais cientes das competências profissionais associadas ao cuidado da saúde da pessoa com deficiência. A diferença que isso faz é uma atuação profissional qualificada e atenta ao que é necessário ao cuidado da saúde dessa população”, comenta.
Os cerca de 30 preceptores, entre fisioterapeutas, psicólogas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, neuropsicólogas, nutricionista, neurologista infantil, fonoaudiólogas, pedagoga, obstetra e ortopedista infantil, que participaram da Oficina, fizeram a leitura do artigo intitulado ‘Core Competencies on Disability for Health Care Education’ (Competências essenciais para educação em saúde da pessoa com deficiência, em tradução livre).
A partir dele, os profissionais debateram estratégias de como o preceptor pode estreitar a distância entre teoria e prática, além de assumir o papel de suporte para ajudar o novo profissional a adquirir prática, até que este tenha maior confiança e segurança.
Texto: Ricardo Araújo / Ascom – ISD
Foto: Ricardo Araújo / Ascom-ISD
Consultoría de comunicación
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880
Instituto Santos Dumont (ISD)
Es una Organización Social vinculada al Ministerio de Educación (MEC) y engloba al Instituto Internacional de Neurociencia Edmond y Lily Safra y al Centro de Educación e Investigación en Salud Anita Garibaldi, ambos en Macaíba. La misión del ISD es promover la educación para la vida, formando ciudadanos a través de acciones integradas de enseñanza, investigación y extensión, además de contribuir para una transformación más justa y humana de la realidad social brasileña.