Um encontro na manhã desta quinta-feira (10) entre o Instituto Santos Dumont (ISD) e a prefeitura de Macaíba marcou a devolução das instalações que o Instituto havia cedido ao Município para atendimento a casos suspeitos de Covid-19.
A devolução ocorre cinco meses após a assinatura do termo que selou a parceria e “em um momento em que os casos estão em queda e em que a estrutura própria da rede municipal se mostra suficiente para atender a demanda”, disse o prefeito Fernando Cunha.
“O Anita (Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, do ISD) complementou o nosso serviço e através desse complemento pudemos desafogar o atendimento aos pacientes e dar a eles uma assistência melhor”, analisou.
As declarações foram dadas durante café da manhã que reuniu, além de dirigentes do Instituto, representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da UPA Aluízio Alves, unidade que teve a capacidade de atendimento reforçada pela estrutura do ISD. O evento foi promovido pela prefeitura.
O diretor geral do Instituto Santos Dumont, Reginaldo Freitas Júnior, ressaltou que a decisão de ceder parte da estrutura ao Município durante a pandemia “concretiza a responsabilidade social do ISD enquanto Organização Social sediada no município”.
“O Instituto é um dos prestadores de serviço de saúde de Macaíba, participa do Conselho Municipal de Saúde e do planejamento das políticas públicas, das ações de educação permanente em saúde e diante de um problema grave, de uma demanda real e da necessidade de espaço para atendimento de urgência foi muito natural entender que essa responsabilidade também era nossa”, disse ele.
Estrutura
O termo de autorização de uso de bem imóvel, instalações e equipamentos assinado entre as partes em 08 de abril possibilitou ao município direcionar parte da população que buscou atendimento na UPA Aluízio Alves para o prédio do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, do ISD.
A estrutura foi adaptada para oferecer 21 leitos de enfermaria e outros espaços que passaram a ser geridos temporariamente pela prefeitura.
Os serviços ficaram a cargo de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da UPA, que funciona ao lado do Anita.
Atendimentos no Anita
Com a devolução das instalações, o Anita se prepara para retomar integralmente a oferta de serviços presenciais nas clínicas a partir de 15 de setembro.
Segundo a gerente do Centro, Lilian Lisboa, atualmente 30% dos atendimentos presenciais a pacientes do CER III, o Centro de reabilitação física, auditiva e intelectual do Anita, estão ativos.
“A expectativa é que 100% estejam à disposição a partir da próxima semana, mas como há usuários de grupos mais vulneráveis à Covid-19 e outros que podem optar por não voltar a frequentar as clínicas neste momento, o funcionamento continuará híbrido, ou seja, com atendimentos oferecidos de forma remota e presencial para os que desejarem”.
A estrutura devolvida ao Instituto passará por sanitização, um processo em que, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), “o uso de produtos para limpeza e desinfecção de superfícies (saneantes) é um aliado importante para prevenir infecções pelo novo coronavírus (Covid-19)”.
“Estamos retomando com todos os cuidados para os usuários, os estudantes, os residentes e a nossa equipe”, ressaltou Lilian.
O Anita é referência no Sistema Único de Saúde (SUS) e funciona de segunda a sexta-feira (com exceção de feriados nacionais e locais), das 8h às 17h. Agendamentos de consultas e exames podem ser feitos por telefone: +55 (84) 3271-3612 | (84) 3271-1064.
Texto y fotos: Renata Moura – jornalista / Ascom – ISD
Consultoría de comunicación
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880
Instituto Santos Dumont (ISD)
Es una Organización Social vinculada al Ministerio de Educación (MEC) y engloba al Instituto Internacional de Neurociencia Edmond y Lily Safra y al Centro de Educación e Investigación en Salud Anita Garibaldi, ambos en Macaíba. La misión del ISD es promover la educación para la vida, formando ciudadanos a través de acciones integradas de enseñanza, investigación y extensión, además de contribuir para una transformación más justa y humana de la realidad social brasileña.