Projeto de CEC no Maranhão inicia com seleção e estágio de profissionais
01/12/2016
Texto: Ariane Mondo – Ascom ISD / Equipe pedagógica CECs
Na semana de 14 a 18 de novembro, Dora Montenegro, diretora dos Centros de Educação Científica (CECs) e Raquel Dantas, assessora pedagógica dos CECs, estiveram em Caxias (MA) iniciando o cronograma de implantação do Instituto Estadual de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) Centro de Educação Científica. Essa etapa contou com seleção e contratação da equipe de profissionais, tanto pedagógica quanto administrativa. 70 candidatos se inscreveram no processo seletivo e ao final doze profissionais de diversas áreas foram selecionados.
Estágio no RN
Entre 28 de novembro e 02 de dezembro a coordenadora pedagógica do IEMA CEC, Luciane Teixeira, e a assistente pedagógica do IEMA CEC, Francisca Morais, vão passar por estágio nos CECs de Natal e de Macaíba.
Luciane, que é pedagoga, disse que foi fundamental conhecer de perto o projeto dos CECs para sentir o seu funcionamento. “É uma proposta que vai mexer com Caxias. Eu me sinto privilegiada de fazer parte de um projeto dessa proporção. Posso me realizar como profissional e como ser humano no momento em que eu puder ajudar a transformar a vida dessas crianças e adolescentes. Estou encantada!”, disse ela.
Francisca, que também é pedagoga, complementou: “Esses alunos dos CECs são sujeitos construtores do seu conhecimento”.
Em fevereiro de 2017 serão realizados, em Caxias, o planejamento e a formação inicial de toda a equipe de trabalho do Maranhão. A previsão de início das atividades do IEMA CEC é em março de 2017.
Sobre la alianza ISD y SECTI en Maranhão
En septiembre de 2016, el Secretario de Estado de Ciencia, Tecnología e Innovación de Maranhão, Jhonatan Almada, visitó las unidades del Instituto Santos Dumont (ISD) de las ciudades de Natal y Macaíba (ver el artículo AQUÍ). Em outubro, o ISD firmou parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) do Maranhão, por meio de um termo de cooperação técnica, para a implantação de um Centro de Educação Cientifica, localizado no município de Caxias.
Esta es una de las acciones de política pública de la SECTI en este estado y en la alianza establecida, el ISD es responsable de brindar asistencia técnica y pedagógica en el proceso de implementación, además de monitorear las actividades pedagógicas, que se desarrollarán en el edificio de la Instituto Estatal de Educación, Ciencia y Tecnología de Maranhão (IEMA).
O futuro IEMA Centro de Educação Científica terá vagas para 400 alunos da rede pública de ensino da cidade de Caxias, que vão frequentar quatro oficinas didáticas no período de dois anos: Ciência e Ambiente, Ciência e História, Ciência e Robótica e Ciência e Tecnologia. Todas elas terão como referência metodológica e pressupostos pedagógicos o projeto de Educação Científica desenvolvido pelo ISD em Natal (RN), Macaíba (RN) e Serrinha (BA).