Oficinas de robótica, interações com interfaces cérebro-máquina e abordagens explicativas sobre a neuroengenharia fizeram parte das atividades da Semana do Cérebro do ISD, realizadas nesta quarta e quinta-feira, respectivamente, no Centro Vocacional Tecnológico Espacial da Agência Espacial Brasileira, em Parnamirim, e no Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, em Macaíba.
As ações foram conduzidas por estudantes de iniciação científica, mestrado e residência do Instituto Santos Dumont (ISD), organização social supervisionada pelo Ministério da Educação, com objetivo de divulgar, educar e estimular o interesse sobre o funcionamento do cérebro humano.
Na quarta-feira, através de parceria do ISD com a Agência Espacial Brasileira, alunos do Centro de Educação Rural Alfredo Mesquita Filho, localizado na zona rural de Macaíba, conheceram as instalações do Centro Vocacional Tecnológico Espacial, Projeto da Agência Espacial Brasileira.
No local, sob orientação de monitores-bolsistas do Instituto Federal do RN (IFRN), os estudantes fizeram a montagem de um Rover (mistura de robô com veículo), similar ao Rover Curiosity enviado pela Nasa para explorar Marte e visitaram o planetário instalado no centro.
Em trabalho conjunto com outros colegas de turma, o aluno do 9º ano do Ensino Fundamental, Vinícius Lopes, aprendeu sobre a montagem do rover, conectando os componentes por meio de fios condutores de energia e fazendo a instalação elétrica do robô-veículo. “Achei muito legal aprender sobre como montar um robô. É uma atividade diferente do que a gente costuma fazer na escola. Então, foi bom ter participado”, afirmou Vinícius.
“Hoje em dia a gente observa que a tecnologia está cada vez mais inserida na nossa rotina. Então, é uma forma dos estudantes aprenderem mais sobre tecnologia e astronomia colocando a mão na massa, consolidando os conteúdos que eles aprendem em sala de aula com iniciativas práticas”, comentou Adriana Corrêa,Coordenadora da unidade regional da Agência Espacial Brasileira, responsável pelo CVTE
Os estudantes ainda participaram de demonstrações sobre o funcionamento do corpo humano a partir de sinais elétricos. Mestrandos do programa de neuroengenharia do ISD utilizaram um dispositivo que, conectado ao músculo de um estudante voluntário, pôde captar a atividade elétrica do corpo e enviar a carga ao músculo de outra pessoa, gerando uma reação involuntária.
A programação da Semana do Cérebro do ISD terminou na quinta-feira, no Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, uma das unidades do ISD em Macaíba. Pesquisadores do Instituto levaram as oficinas para perto de pacientes atendidos pelas linhas de cuidado do centro. Em uma das atividades, crianças com deficiência tiveram a oportunidade de controlar um jogo virtual usando apenas os movimentos da cabeça. Acompanhantes e pais dos pacientes atendidos no ISD também participaram das oficinas e aprenderam mais sobre o funcionamento do cérebro humano.
A Semana do Cérebro do ISD faz parte da Brain Awareness Week, com apoio da Brain Research Organization (IBRO) e Dana Foundation. Com tema “Neuroengenharia: conectando o cérebro com a tecnologia”, o projeto do ISD está entre 8 selecionados no Brasil e 103 selecionados no mundo todo.
Acerca del distrito escolar independiente
El Instituto Santos Dumont (ISD) es una Organización Social vinculada al Ministerio de Educación (MEC) y engloba al Instituto Internacional de Neurociencia Edmond y Lily Safra y al Centro de Educación e Investigación en Salud Anita Garibaldi, ambos en Macaíba. La misión del ISD es promover la educación para la vida, formando ciudadanos a través de acciones integradas de enseñanza, investigación y extensión, además de contribuir para una transformación más justa y humana de la realidad social brasileña.