A décima edição do Simpósio de Neuroengenharia do Instituto Santos Dumont (ISD) aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de novembro, em Macaíba, no Rio Grande do Norte, reunindo centenas de pesquisadores profissionais e em formação de diversas instituições nacionais e internacionais. O evento debateu o desenvolvimento e uso de tecnologias na reabilitação, o avanço dos estudos do cérebro e a interdisciplinaridade nas neurociências, entre outras temáticas, através de palestras, oficinas, trabalhos e espaços de networking.
A décima edição do evento do ISD marcou a quinta visita de Eddy Krueger, professor da Universidade Estadual de Londrina, à Macaíba. Entre participações remotas e presenciais, o pesquisador paranaense destaca que sempre se surpreende com as tecnologias e métodos inovadores, que acabam servindo de inspiração para os processos científicos na sua instituição de origem.
“O trabalho do Instituto com a assistência ligada a tecnologias, seja uma garra robótica ou a estimulação elétrica funcional, sempre servem de inspiração para nós que trabalhamos com a pesquisa lá em Londrina”, explica Krueger.
Os palestrantes do evento incluíram pesquisadores de destaque em suas áreas, do Brasil e de fora do país. Um deles foi Carlos Díaz Novo, do Uruguai, que trouxe a relação entre as choques de cabeça no futebol e a neurociência, e Suellen Marinho Andrade, que abriu espaço para debate sobre a pesquisa aplicada em neurociências para o estudo de doenças neurológicas.
Além de palestras, o Simpósio contou com tutoriais teórico-práticos, conduzidos por profissionais do ISD e de instituições externas, que abordaram temas como a optogenética (técnica utilizada para estudos de circuitos neurais), interfaces cérebro-máquina, neurodesenvolvimento e análise microscópica de tecidos.
Os participantes também puderam apresentar seus trabalhos, em formatos de pôster ou de apresentação oral. Ao fim do evento, os destaques foram premiados.
Ana Luiza Matos, recém graduada em Ciência e Tecnologia pela UFRN, assinou a pesquisa de um dos trabalhos premiados no evento. Ela já havia participado anteriormente do congresso como voluntária e, pela primeira vez, apresentou enquanto mestranda da instituição.
“É uma grande oportunidade, e uma contribuição muito importante, poder ouvir outras pessoas e profissionais externos ao nosso projeto vendo o que temos para apresentar. É um networking muito importante e fundamental para o desenvolvimento da ciência”, afirma.
Simposio de Neuroingeniería
Em uma década de existência, o Simpósio do ISD tem como principais missões complementar a formação e atuação de pesquisadores e estudantes e estimular a troca de conhecimentos por meio da integração de profissionais de diversas áreas.
Para isso, o evento promove anualmente apresentações de trabalhos científicos, com premiação para as melhores produções, além de tutoriais teórico-práticos e espaços para networking e troca de conhecimentos e experiências.
ACERCA DEL Distrito Escolar Independiente
El Instituto Santos Dumont es una Organización Social vinculada al Ministerio de Educación (MEC) y engloba al Instituto Internacional de Neurociencia Edmond y Lily Safra y al Centro de Educación e Investigación en Salud Anita Garibaldi, ambos en Macaíba. La misión del ISD es promover la educación para la vida, formando ciudadanos a través de acciones integradas de enseñanza, investigación y extensión, además de contribuir para una transformación más justa y humana de la realidad social brasileña.