O Instituto Santos Dumont (ISD) recebeu, nesta terça-feira (27), a visita do renomado pesquisador da África do Sul, Paul Manger. Durante a sua passagem, Manger conheceu os laboratórios e as instalações do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), em Macaíba e, em seguida, ministrou palestra para estudantes do mestrado em Neuroengenharia, pesquisadores do ISD e público externo.
A palestra teve como título “What is the use of comparative brain research?” (Qual é a utilidade da pesquisa comparativa de cérebros?). Durante cerca de uma hora, o pesquisador discorreu sobre a sua trajetória profissional e apresentou resultados de pesquisas realizadas com diferentes modelos animais, procurando compreender como a evolução molda as diversas formas de cérebros entre diferentes espécies.
Nascido na Austrália, Paul Manger é professor na Escola de Ciências Anatômicas da Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo, África do Sul. O pesquisador é um dos principais especialistas mundiais no estudo da evolução das formas cerebrais ao longo de várias linhagens filogenéticas. Ele já estudou cérebros de mais de 150 espécies, consolidando o primeiro grande banco de cérebros de mamíferos no hemisfério sul.
Mediador do evento, o pesquisador do ISD, Felipe Fiuza, considera que a palestra ofereceu contribuições valorosas para o entendimento das diversas estruturas e funções dos cérebros animais, sobretudo por destacar como esses estudos podem gerar avanços significativos tanto em conhecimento científico quanto em aplicações práticas.
“O professor Paul Manger demonstrou como a neurociência comparativa não só enriquece nossa compreensão da evolução cerebral, mas também fornece soluções concretas para melhorar a qualidade de vida e conservação da biodiversidade. A palestra foi um testemunho do potencial transformador da neurociência comparativa no avanço da saúde tanto humana quanto animal, e destacou a necessidade contínua de pesquisas interdisciplinares nesta área do conhecimento”, afirmou Fiuza.
Manger também discutiu a identificação de padrões de sono em diferentes espécies e como as alterações climáticas, como mudanças de temperatura e umidade, podem impactar esses padrões. Após a palestra, o mestrando em Neuroengenharia do ISD, Wellydo Kesllowd, observou que “considerando o aquecimento global, a alteração desses parâmetros pode levar a distúrbios no ciclo sono-vigília em diversos mamíferos, o que evidencia a necessidade de estratégias para mitigar esses efeitos no mundo moderno”.
O gerente do IIN-ELS, Edgard Morya, expressou seu agradecimento pela visita do pesquisador e celebrou o enriquecedor compartilhamento de conhecimento científico. Morya destacou a importância de tais intercâmbios para fortalecer a pesquisa e promover avanços na neurociência, enfatizando o compromisso contínuo do Instituto com a colaboração e a inovação em soluções para desafios globais.
ABOUT ISD
The Santos Dumont Institute is a Social Organization linked to the Ministry of Education (MEC) and includes the Edmond and Lily Safra International Neuroscience Institute and the Anita Garibaldi Health Education and Research Center, both in Macaíba. ISD's mission is to promote education for life, forming citizens through integrated teaching, research and extension actions, in addition to contributing to a fairer and more humane transformation of Brazilian social reality.