EL Instituto Santos Dumont (ISD) celebrou a Campanha Agosto Lilás em alusão ao aniversário de 13 anos da Lei Maria da Penha (Lei 11.340), que objetiva combater a violência doméstica que atinge mulheres. Durante todo o mês foram divulgadas nas redes sociais artes relacionadas ao tema que foram produzidas por alunas e alunos do curso de Design, do Departamento de Artes da Universidad Federal de Rio Grande do Norte (UFRN).
De acordo com dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) no Atlas da Violência 2019, entre 2007 e 2017 houve um aumento de 30,7% dos casos de homicídios de mulheres no Brasil. O estado que teve o crescimento mais expressivo neste período foi o Rio Grande do Norte, com a chocante porcentagem de 252,4% de aumento. Em relação aos homicídios de mulheres negras no RN a situação é ainda mais grave: os dados mostram que o aumento nesse mesmo período foi de 416,0%.
As artes integram a Mostra (In)visível realizada em parceria com o Viver em Harmonia – Programa de Qualidade de Vida no Trabalho da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas da UFRN. Agora elas serão expostas no Centro de Educación e Investigación en Salud Anita Garibaldi (CEPS), em Macaíba (RN), e depois irá para o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS) e estará disponível até o final de outubro.
O ISD mantém um Serviço de Atenção às Pessoas em Situação de Violência Sexual e um trabalho permanente de enfrentamento à violência contra a mulher em Macaíba (RN), por meio do projeto Fazendo Direito(s), que também proporciona atividades de Educação Permanente em Saúde sobre a violência de gênero, em parceria com instituições e entidades da região metropolitana de Natal. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Texto y foto: Dandarah Filgueira – Estagiária de Jornalismo / Ascom – ISD
Consultoría de comunicación
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880
Instituto Santos Dumont (ISD)
Organización social que mantiene vínculos con el Ministerio de Educación (MEC) y cuya misión es promover la educación para la vida, formando ciudadanos a través de acciones integradas de enseñanza, investigación y extensión y contribuyendo a la transformación más justa y humana de la realidad social brasileña.