O Instituto Santos Dumont (ISD), referência em ensino, pesquisa e extensão em saúde materno-infantil, da pessoa com deficiência, em neurociências e neuroengenharia, será campo de estágio pela primeira vez para o Programa de Residência em Neurologia do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA).
O “intercâmbio” começa nesta segunda-feira (05) com a fisioterapeuta Ana Paula Monteiro de Araújo, do segundo ano de residência no programa paraense. Durante um mês, ela vai desenvolver atividades no Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi e no Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), do ISD, em Macaíba (RN), ampliando o movimento de chegada de estudantes de diferentes partes do Brasil e do mundo que veem o Instituto como centro de formação referência para profissões da saúde.
“Esse é um movimento que vem se intensificando e que tende a uma expansão ainda maior nos próximos anos no Instituto”, diz Lilian Lisboa, gerente do Anita.
O ISD possui um programa próprio de Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência e, no Rio Grande do Norte, mantém convênios com cinco Programas de Residência Médica (Ginecologia e Obstetrícia MEJC, Ginecologia e Obstetrícia HUAB, Neuropediatria HUOL, Pediatria HUOL, e Pediatria HUAB) e quatro Programas de Residência Multiprofissional (Materno-Infantil EMCM, Materno-Infantil HUAB, Saúde da Criança HUOL e Neonatologia MEJC) vinculados à UFRN.
No primeiro semestre de 2020, o Instituto também firmou convênio com o Hospital Infantil Varela Santiago (HIVS), com o qual passa a atuar junto a 100% dos programas de residência médica em pediatria existentes no estado.
“Recebemos alunos de graduação da UFRN para estágios e, na pós-graduação, as residências médicas e a Multiprofissional já atraíram profissionais de estados como São Paulo, Paraíba e, em 2021, pela primeira vez da Bahia”, diz Lilian.
“Sermos vistos como centro de referência para a formação prática desses alunos, como serviço de excelência que vai agregar a eles com uma troca de experiências e saberes possível de ser aplicada e de somar a outros serviços dentro e fora do Sistema Único de Saúde é extremamente saudável para todos”, acrescenta.
No Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra, essa realidade também é visível no Mestrado em Neuroengenharia, com alunos de instituições de diversas regiões do Brasil e do exterior.
Ensino-aprendizagem
No estágio que fará no ISD, Ana Paula Monteiro de Araújo deverá cumprir uma carga horária total de 300 horas em que vai observar atendimentos clínicos, participar de supervisões técnicas e oferecer capacitação para alunos do ISD, como meio de fomentar o intercâmbio de conhecimentos.
A residente vai realizar atividades nas clínicas de autismo, bexiga neurogênica, parkinson, epilepsia, infantil e lesão medular adulto. Terá como cenários de prática tanto o Anita quanto o IIN-ELS, nos projetos vinculados ao Centro Especializado em Reabilitação.
No Programa de Residência em Neurologia do Pará, voltado a profissionais de fisioterapia, enfermagem e nutrição, ela acumulou experiências na UTI e enfermaria com pacientes neurológicos do hospital de referência em trauma, assim como na área de oncologia – com pacientes com acometimento neurológico – de onde seguirá para UTI neonatal e atendimento pediátrico.
“Durante toda a graduação minha linha de pesquisa foi voltada à Doença de Parkinson, mas sempre tive vontade de me aprofundar na neuropediatria, o que comecei a buscar na residência, e acho que a experiência que vou ter no Anita agrega em todos os sentidos”, observa Ana Paula.
“Uma das vantagens que vejo é que a troca com a equipe multiprofissional vai ser diferente, porque aqui o programa reúne profissões diferentes do nosso (além de fisioterapia, o programa do ISD engloba fonoaudiologia, serviço social e psicologia), além disso, vou ganhar mais tempo na parte ambulatorial, com a qual me identifico mais, e experiência com autismo, área em que ainda não consigo atuar diretamente no Pará e em que ainda há muito para descobrir”.
No primeiro dia de estágio, nesta segunda-feira, Ana Paula foi inicialmente acolhida com uma apresentação institucional do trabalho do ISD.
A apresentação foi realizada pela assistente social e preceptora Alexandra Lima e também contou com a participação de Raquel Praxedes, residente do Hospital Universitário Onofre Lopes que inicia um mês de estágio na residência em pediatria no Anita, e de Pricila Rezende, Ikaro Patrício, Lidiane Delgado, Fernanda Elizabeth, Liziane Mafra e Rachel Souza, do 9º e do 10º períodos de graduação em fisioterapia da UFRN, que farão atividades de estágio nas áreas de ginecologia e obstetrícia. Na foto abaixo, eles aparecem em atividade prática supervisionada.
Texto y fotos: Renata Moura – Jornalista / Ascom ISD
Consultoría de comunicación
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880
Instituto Santos Dumont (ISD)
Es una Organización Social vinculada al Ministerio de Educación (MEC) y engloba al Instituto Internacional de Neurociencia Edmond y Lily Safra y al Centro de Educación e Investigación en Salud Anita Garibaldi, ambos en Macaíba. La misión del ISD es promover la educación para la vida, formando ciudadanos a través de acciones integradas de enseñanza, investigación y extensión, además de contribuir para una transformación más justa y humana de la realidad social brasileña.