A mestranda Amanda Keveny, aluna do Programa de Pós-Graduação em Neuroengenharia (PPGN) do Instituto Santos Dumont (ISD), participou do XXV Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2026), realizado de 19 a 23 de outubro, em Quixadá, no Ceará. Durante o evento, a pesquisadora apresentou o artigo “Música, jogo e eletroencefalograma em uma interface cérebro-computador para crianças minimamente verbais”, trabalho que relaciona neuroengenharia, interação humano-computador e desenvolvimento de tecnologias voltadas à acessibilidade e à inclusão.
Promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o IHC é o principal fórum científico brasileiro dedicado à área de Interação Humano-Computador (IHC) e à experiência do usuário. O encontro reuniu pesquisadores, estudantes e profissionais para discutir avanços e desafios relacionados à acessibilidade, usabilidade, design, interfaces e tecnologias inclusivas.
Para Amanda, a participação no simpósio representou uma oportunidade de aprofundar conhecimentos, conhecer pesquisas desenvolvidas no Brasil e no exterior e estabelecer conexões com outras áreas do conhecimento.
“Participar do congresso foi uma experiência muito enriquecedora, que me permitiu ampliar conhecimentos sobre interação humano-computador e suas aplicações em acessibilidade, inclusão, neurodiversidade e saúde. Foi especialmente significativo reconhecer, em pesquisas do Brasil e do mundo, conexões com o que estudamos no mestrado em Neuroengenharia do ISD, além de compartilhar meu trabalho e trocar experiências com pesquisadores de diferentes áreas”, relatou a mestranda.

A programação do IHC 2026 contou com apresentações de trabalhos, sessões técnicas, minicursos, painéis, workshops e atividades culturais. As discussões favoreceram o intercâmbio científico e a aproximação entre diferentes campos de pesquisa dedicados ao desenvolvimento de sistemas e tecnologias centrados nas necessidades das pessoas.
A participação de estudantes do PPGN em eventos científicos contribui para a divulgação dos trabalhos desenvolvidos no Instituto, o compartilhamento de resultados com a comunidade acadêmica e o fortalecimento da formação interdisciplinar dos mestrandos. A experiência também amplia as possibilidades de diálogo e colaboração com pesquisadores de diferentes instituições e áreas do conhecimento.
Acerca del distrito escolar independiente
El Instituto Santos Dumont (ISD) es una Organización Social del Poder Ejecutivo Federal, supervisada por el Ministerio de Educación, con la intervención del Ministerio de Deportes. Abarca el Instituto Internacional de Neurociencias Edmond y Lily Safra y el Centro de Educación e Investigación en Salud Anita Garibaldi, ambos ubicados en Macaíba. La misión del ISD es promover la educación para la vida, formando ciudadanos mediante actividades integradas de docencia, investigación y extensión, además de contribuir a una transformación más justa y humana de la realidad social brasileña.



