Node Dia Mundial da Paralisia Cerebral – World Cerebral Palsy Day -, celebrado em 06 de outubro, o Santos Dumont Institute (ISD) se uniu a diversos parceiros para oferecer atividades na área externa da Arena das Dunas, em Natal (RN). Neste ano o tema do evento promovido em escala global foi “Mover como um só”, para chamar atenção aos benefícios do esporte e da atividade física na melhoria da qualidade de vida de pessoas com Paralisia Cerebral (PC). Em todo o mundo pessoas usaram verde e monumentos foram iluminados nessa cor como forma de chamar atenção à causa.
O público pôde conhecer mais sobre o tema por meio de estações de atividades esportivas adaptadas e da oficina “descobrindo os limites da Paralisia Cerebral”. Essas atividades foram oferecidas pelo ISD em parceria com a Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) and the Secretaria de Esporte e Lazer de Macaíba.
A ação do ISD foi oferecida pela equipe, residentes multiprofissionais no cuidado à saúde da pessoa com deficiência e alunos do mestrado em neuroengenharia vinculados às suas unidades que desenvolvem atividades nas áreas de educação, saúde materno-infantil e da pessoa com deficiência, neurociências e neuroengenharia no município de Macaíba: o Anita Garibaldi Health Education and Research Center (CEPS) and the Edmond and Lily Safra International Institute of Neuroscience (IIN-ELS).
Visibilidade para pessoas com Paralisia Cerebral
Algumas pessoas com PC aproveitaram o aulão de zumba adaptada. Outros, como a jovem Raiana Eliziane (foto maior acima), de 25 anos, escutaram atentos as explicações de Junio Alves, mestrando em neuroengenharia, sobre como o cérebro envia estímulos à coluna para que comande os movimentos do corpo. Todas as atividades foram pensadas para que o público pudesse ter mais informações sobre essa condição de saúde, que acarreta alterações neurológicas permanentes, afetando o desenvolvimento motor e/ou cognitivo do paciente e provocando limitações nas atividades de rotina. Essa é a deficiência mais comum na infância e aproximadamente 17 milhões de pessoas no mundo têm Paralisia Cerebral.
Ao final da ação, Ivan Baronn, que tem PC e é ativista dos direitos da Pessoa com Deficiência, declarou: “Eu acho muito importante eventos como esse, porque garantem mais visibilidade à nossa luta por mais direitos”.
O evento foi promovido pela Associação da Paralisia Cerebral/RN e o ISD teve o apoio da UFRN, Secretaria de Esporte e Lazer de Macaíba It is Associação Neurinho, além de ter recebido doações de mudas da equipe do projeto Eco Praça que foram distribuídas especialmente nessa ocasião.
Text and photos: Ariane Mondo / Ascom – ISD
Communication Office
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880
Santos Dumont Institute (ISD)
Social organization that maintains ties with the Ministry of Education (MEC) and whose mission is to promote education for life, forming citizens through integrated teaching, research and extension actions and to contribute to a fairer and more humane transformation of the Brazilian social reality.