O levantamento do Instituto Santos Dumont (ISD) sobre mortes maternas associadas à Covid-19 foi destaque nos jornais O Povo, de Fortaleza (CE), e Tribuna do Norte, em Natal (RN). Os dados mostram que ao menos 39 mulheres morreram enquanto grávidas ou dias após o parto em casos tratados como suspeitos ou confirmados da doença no mundo – e que o Brasil lidera em número de histórias totais (20) e em uma comparação por 100 mil habitantes. A partir das 10h desta quarta-feira (10) o médico e diretor-geral do Instituto, Reginaldo Freitas Júnior, vai abordar o assunto na live “Orientações para gestantes e puérperas em tempos de Covid-19”, promovida pelo Guia Viver Bem. A conversa ao vivo será conduzida pela jornalista Juliana Garcia e transmitida no perfil do Guia no Instagram, o @guiaviverbem.
Clique aqui para saber mais sobre o levantamento do ISD.
“Esse momento trouxe à tona problemas crônicos de assistência da maternidade no Brasil que já existiam, mas que se revelaram piores devido ao contexto em que estamos”, disse Freitas Júnior, que também é doutor em ciências médicas pela USP, professor do Departamento de Tocoginecologia da UFRN e Instrutor Nacional da Estratégia Zero Morte Materna por Hemorragia Pós-parto da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), em entrevista a O Povo. Ele defende o pré-natal mesmo durante a pandemia, entre outras estratégias para reduzir os riscos às mulheres não só nesse período. “Essas mortes poderiam ser evitadas se existisse um acompanhamento”, disse ainda o diretor, a O Povo.
O veículo cearense divulgou os dados do Instituto nas reportagens “Taxa de mortalidade materna por coronavírus é maior no Brasil do que em 8 países do mundo juntos” e “66,6% dos leitos de UTI para gestantes no Ceará são ocupados por grávidas com Covid-19”, que também cita o informativo sobre “Covid-19 e Gravidez” produzido com a participação do ISD. Clique here para acessar o Informativo e here para baixar ilustrações com respostas às dúvidas mais frequentes das mulheres sobre gravidez e amamentação, além de um check list de internação e uma proposta de fluxograma para atendimentos.
Na Tribuna do Norte, o alerta sobre a necessidade de ação para tornar a gravidez, o parto e o pós-parto mais seguros está na reportagem “Gravidez na pandemia requer cuidados, alerta especialista no RN”.
____________________________________________________
Clique abaixo para ver as reportagens em PDF:
*Taxa de mortalidade materna por coronavírus é maior no Brasil do que em 8 países do mundo juntos
*Gravidez na pandemia requer cuidados, alerta especialista no RN
*66,6% dos leitos de UTI para gestantes no Ceará são ocupados por grávidas com Covid-19
O assunto também foi tema de entrevista ao vivo na InterTV, afiliada local da Globo. Clique abaixo para ver o vídeo:
____________________________________________________
O ISD é uma Organização Social do governo federal vinculada ao Ministério da Educação e referência em ensino, pesquisa, extensão e atendimentos – via Sistema Único de Saúde (SUS) – nas áreas de saúde materno-infantil e da pessoa com deficiência, bem como em neurociências e neuroengenharia. As ações de educação permanente do Instituto sobre a gravidez durante a pandemia foram destaque recentemente também no Portal do MEC. Click here to read.
Text: Renata Moura / Ascom – ISD
Communication Office
comunicacao@isd.org.br
(84) 99416-1880
Santos Dumont Institute (ISD)
It is a Social Organization linked to the Ministry of Education (MEC) and includes the Edmond and Lily Safra International Institute of Neurosciences and the Anita Garibaldi Health Education and Research Center, both in Macaíba. ISD's mission is to promote education for life, forming citizens through integrated teaching, research and extension actions, in addition to contributing to a fairer and more humane transformation of Brazilian social reality.